Buscar

A termogravimetria, ou análise termogravimétrica (TGA), é uma técnica da análise térmica em que a variação da massa da amostra (perda ou ganho) é d...

A termogravimetria, ou análise termogravimétrica (TGA), é uma técnica da análise térmica em que a variação da massa da amostra (perda ou ganho) é determinada pela função da temperatura e/ou tempo, enquanto a amostra é submetida a uma programação controlada de temperatura. Com relação à análise termogravimétrica, assinale a alternativa correta.

Esta técnica possibilita conhecer as alterações que o aquecimento pode provocar na massa de substâncias.  CORRETO
Os ensaios de termogravimetria limitam-se a uma temperatura máxima de 500 °C, o que restringe os tipos de materiais que podem ser analisados por esta técnica.
O ensaio de termogravimetria é sempre realizado a uma taxa de aquecimento variável, sendo esta constante apenas quando ocorre perda de massa (variação isotérmica).
Um dos limitantes da temperatura de realização de um ensaio de TG é o material do porta amostra, sendo o de platina mais termicamente estável que o de alumina.
As análises termogravimétricas são aquelas nas quais a estrutura cristalina de um determinado material é observada quando ele é submetido a um aquecimento controlado.

Essa pergunta também está no material:

Técnicas de Caracterização de Materiais
5 pág.

Logística Universidade Norte do ParanáUniversidade Norte do Paraná

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é: "Esta técnica possibilita conhecer as alterações que o aquecimento pode provocar na massa de substâncias."

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais