Buscar

Em geral, as fundações são dimensionadas como se as cargas e a resistência do solo fossem sempre uniformes. No entanto, na prática, isso não ocorre...

Em geral, as fundações são dimensionadas como se as cargas e a resistência do solo fossem sempre uniformes. No entanto, na prática, isso não ocorre. Dessa maneira, quando a investigação geotécnica é realizada, indica-se que sejam extraídos dados de vários pontos do terreno em que a construção será executada. Existem métodos para investigar esse solo, mas o indicado é sempre começar pelo mais barato e, conforme o necessário, fazer mudanças. Assim sendo, a respeito do tipo de fundação usada em um solo arenoso, podemos afirmar que:

a. se a investigação geotécnica apresentar um solo com boa resistência superficial, o indicado é o uso de fundação profunda para evitar o recalque.
b. as fundações profundas não precisam atingir o solo com boa resistência.
c. se o solo identificado por meio da investigação geotécnica for argiloso, sempre deverá ser usada a fundação profunda.
d. a investigação geotécnica pouco interfere na escolha do tipo de fundação.
e. se a investigação geotécnica apresentar um solo com perfil arenoso, o indicado é utilizar fundação profunda.

Essa pergunta também está no material:

Atividade 4 (A 4) Fundações
6 pág.

Atividades Complementares IV FMU COMPLEXO EDUCACIONALFMU COMPLEXO EDUCACIONAL

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra E: "se a investigação geotécnica apresentar um solo com perfil arenoso, o indicado é utilizar fundação profunda." Isso ocorre porque solos arenosos possuem baixa capacidade de suporte, o que pode levar a problemas de recalque. As fundações profundas, como as estacas, são mais indicadas para solos com essas características, pois distribuem a carga da construção em uma área maior do solo, reduzindo o risco de recalque.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais