Buscar

Quais são os principais objetivos e princípios estabelecidos pela Constituição Federal de 1988 em relação à educação?  Analise a Lei de Diretrizes...

Quais são os principais objetivos e princípios estabelecidos pela Constituição Federal de 1988 em relação à educação? 


Analise a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e discuta como ela influencia a estrutura curricular, a formação de professores e a gestão escolar no contexto brasileiro? 


A Lei nº 10.639/2003, que inclui no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira", representa um avanço na luta contra o racismo e pela valorização da diversidade cultural no ambiente escolar. Como essa lei impacta a prática pedagógica e a construção de uma educação mais inclusiva e democrática? 

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A Constituição Federal de 1988 estabelece que a educação é um direito de todos e dever do Estado, garantindo a igualdade de condições para o acesso e permanência na escola, a liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a pluralidade de ideias e de concepções pedagógicas, além da gestão democrática do ensino público. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, definindo a organização da educação brasileira em diferentes níveis e modalidades, além de estabelecer as normas para a gestão escolar, a formação de professores e a estrutura curricular. A LDB influencia a estrutura curricular, a formação de professores e a gestão escolar no contexto brasileiro, pois estabelece as diretrizes para a organização da educação brasileira, definindo as competências e habilidades que devem ser desenvolvidas pelos estudantes em cada etapa da educação básica, além de estabelecer as normas para a formação de professores e a gestão escolar. A Lei nº 10.639/2003, que inclui no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira", representa um avanço na luta contra o racismo e pela valorização da diversidade cultural no ambiente escolar. Essa lei impacta a prática pedagógica e a construção de uma educação mais inclusiva e democrática, pois contribui para a formação de uma consciência crítica sobre a história e a cultura afro-brasileira, além de promover a valorização da diversidade cultural e o respeito às diferenças.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais