Buscar

Como ocorrem os tremores? As bordas das placas tectônicas são, naturalmente, irregulares e podem se prender uma à outra, criando um ponto de tensão...

Como ocorrem os tremores? As bordas das placas tectônicas são, naturalmente, irregulares e podem se prender uma à outra, criando um ponto de tensão – o hipocentro. Como os blocos tendem a continuar se movendo no mesmo sentido, a energia acumulada aumenta ao longo do tempo. Quando se soltam, essa energia é liberada e se propaga em ondas pelo subsolo até a superfície, causando o tremor. O tipo de solo por onde se propagam as ondas sísmicas também influencia os danos causados por um tremor. Solos arenosos e saturados de água são os menos resistentes, pois sofrem o fenômeno chamado liquefação – a água do subterrâneo sobe, solapando a areia, e o chão cede. Quando o hipocentro se encontra no subsolo marinho, as ondas se propagam na água e ganham amplitude quando chegam à zona rasa, nas praias. São os maremotos ou tsunamis. Quanto mais próximo da superfície estiver o hipocentro, maior a intensidade do abalo. Por ficarem próximos à borda de placas tectônicas, Japão e Equador são mais suscetíveis a tremores.

a) CIENTISTAS DESCARTAM CONEXÃO ENTRE TERREMOTOS NO EQUADOR E NO JAPÃO
b) No caso do terremoto no Equador em abril, o hipocentro estava a 19 quilômetros de profundidade. O epicentro, ponto da superfície exatamente acima do hipocentro, ficava a 214 quilômetros de Quito, capital do país. Já o Japão enfrentou um terremoto cujo hipocentro estava a apenas 10 quilômetros de profundidade, e o epicentro a 11 quilômetros da cidade de Kumamoto.
c) Apenas 32 horas separaram um terremoto de magnitude 7 no Japão na sexta-feira passada e outro de magnitude 7,8 no Equador, no outro lado do Oceano Pacífico, no sábado.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Os tremores ocorrem devido à movimentação das placas tectônicas, que são irregulares e podem se prender uma à outra, criando um ponto de tensão - o hipocentro. Quando esses blocos se soltam, a energia acumulada é liberada e se propaga em ondas pelo subsolo até a superfície, causando o tremor. A intensidade do abalo é maior quanto mais próximo da superfície estiver o hipocentro. Solos arenosos e saturados de água são os menos resistentes, pois sofrem o fenômeno chamado liquefação. Quando o hipocentro se encontra no subsolo marinho, as ondas se propagam na água e ganham amplitude quando chegam à zona rasa, nas praias, causando os maremotos ou tsunamis. Japão e Equador são mais suscetíveis a tremores por ficarem próximos à borda de placas tectônicas. A alternativa correta é a letra B.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais