Logo Passei Direto
Buscar

Geografia

Outros
A “Guerra Fria” foi a expressão utilizada para caracterizar um tipo de política externa decorrente da:

a) Polarização do mundo em dois blocos político-militares, entre as duas guerras mundiais.
b) Polarização do mundo em blocos interessados na exploração e posse da Sibéria.
c) Polarização do mundo em dois blocos político-militares, após a Segunda Guerra Mundial.
d) Polarização do mundo em dois blocos liderados pela Alemanha, Itália e Japão. De um lado a Inglaterra, Rússia, Estados Unidos e França de outro.
e) A disputa das áreas árticas e antárticas, após a Segunda Guerra Mundial.
User badge image
Praticando Para o Saber

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 4 meses

A "Guerra Fria" refere-se a um período de tensão política e militar que ocorreu após a Segunda Guerra Mundial, caracterizado pela polarização do mundo em dois blocos principais: o bloco ocidental, liderado pelos Estados Unidos, e o bloco oriental, liderado pela União Soviética. Essa divisão influenciou a política internacional e as relações entre os países durante várias décadas. Analisando as alternativas: a) Polarização do mundo em dois blocos político-militares, entre as duas guerras mundiais. - Incorreto, pois a Guerra Fria ocorreu após a Segunda Guerra Mundial. b) Polarização do mundo em blocos interessados na exploração e posse da Sibéria. - Incorreto, pois não é o foco principal da Guerra Fria. c) Polarização do mundo em dois blocos político-militares, após a Segunda Guerra Mundial. - Correto, pois descreve exatamente o que ocorreu após a Segunda Guerra Mundial. d) Polarização do mundo em dois blocos liderados pela Alemanha, Itália e Japão. De um lado a Inglaterra, Rússia, Estados Unidos e França de outro. - Incorreto, pois isso se refere à Segunda Guerra Mundial, não à Guerra Fria. e) A disputa das áreas árticas e antárticas, após a Segunda Guerra Mundial. - Incorreto, pois não é o principal aspecto da Guerra Fria. Portanto, a alternativa correta é: c) Polarização do mundo em dois blocos político-militares, após a Segunda Guerra Mundial.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A alternativa correta é a letra c) Polarização do mundo em dois blocos político-militares, após a Segunda Guerra Mundial. A Guerra Fria foi um período de tensão política, militar e ideológica entre os Estados Unidos e a União Soviética, que se estendeu do final da Segunda Guerra Mundial até a dissolução da União Soviética em 1991. Durante esse período, o mundo foi dividido em dois blocos liderados pelos Estados Unidos e pela União Soviética, respectivamente, e houve uma corrida armamentista e uma série de conflitos indiretos entre os dois blocos.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Um mapa de escala 1:300.000 apresenta uma distância de 15 cm entre os pontos A e B. Dessa forma, a correta distância entre esses dois pontos, na realidade, é:

a) 30 km
b) 45 km
c) 75 km
d) 90 km
e) 150 km

Os chineses não atrelam nenhuma condição para efetuar investimentos nos países africanos. Outro ponto interessante é a venda e compra de grandes somas de áreas, posteriormente cercadas. Por se tratar de países instáveis e com governos ainda não consolidados, teme-se que algumas nações da África tornem-se literalmente protetorados. A presença econômica da China em vastas áreas do globo é uma realidade do século XXI. A partir do texto, como é possível caracterizar a relação econômica da China com o continente africano?
a) Pela presença de órgãos econômicos internacionais como o Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Banco Mundial, que restringem os investimentos chineses, uma vez que estes não se preocupam com a preservação do meio ambiente.
b) Pela ação de ONGs (Organizações Não Governamentais) que limitam os investimentos estatais chineses, uma vez que estes se mostram desinteressados em relação aos problemas sociais africanos.
c) Pela aliança com os capitais e investimentos diretos realizados pelos países ocidentais, promovendo o crescimento econômico de algumas regiões desse continente.
d) Pela presença cada vez maior de investimentos diretos, o que pode representar uma ameaça à soberania dos países africanos ou manipulação das ações destes governos em favor dos grandes projetos.
e) Pela presença de um número cada vez maior de diplomatas, o que pode levar à formação de um Mercado Comum Sino-Africano, ameaçando os interesses ocidentais.

Mais conteúdos dessa disciplina