Buscar

Leia a passagem de texto: “No caso dos estudos envolvendo as medidas de tendência central, […]  Os resultados obtidos revelam a existência de err...

Leia a passagem de texto:



“No caso dos estudos envolvendo as medidas de tendência central, […]  Os resultados obtidos revelam a existência de erros conceituais e dificuldades de aplicação prática dos conhecimentos sobre as medidas de tendência central. Entre os mais frequentes, constatou-se que 40% da amostra não descartou os valores atípicos para calcular a média, 30% sobrevalorizou a dispersão dos dados e 60% não conhecia a relação entre média, mediana e moda em distribuições simétricas”.



Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FERNANDES, J.A., Compreensão de Futuros Professores dos Efeitos nas Medidas de Tendência Central ao se Acrescentar Novos Dados a um Conjunto. Bolema, v. 35, n. 71, p. 1825-1844, 2021. https://doi.org/10.1590/1980-4415v35n71a27. Acessado em: 07 mar 2023.

Considerando as informações acima e os conteúdos da Rota de Aprendizagem da Aula 2, Tema 2 – Estatística e bioestatística e sua aplicação nas ciências biológicas, de Bioestatística sobre medidas de tendência central, analise as seguintes afirmativas:



I. O valor obtido ao se calcular a média de um conjunto de dados não necessariamente precisa ser um valor observado no conjunto de dados.



II. A mediana de um conjunto de dados é aquele valor que divide a distribuição ao meio, sendo que metade das observações fica dentro ou abaixo do valor mediano e a outra metade fica dentro ou acima do valor mediano.



III. Quando o conjunto de dados apresenta valores extremos que podem afetar o cálculo da média, é indicada a utilização da mediana.



IV. A moda é uma medida de tendência central que pode ser encontrada uma única vez dentro de cada conjunto de dados, que recebe o nome de unimodal.



Estão corretas apenas as afirmativas:

AI e IV.

BII e IV.

CIII e IV.

DI, II e III.

EII, III e IV.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Vamos analisar cada afirmativa: I. O valor obtido ao se calcular a média de um conjunto de dados não necessariamente precisa ser um valor observado no conjunto de dados. - Essa afirmativa está correta. A média pode ser um valor que não está presente no conjunto de dados. II. A mediana de um conjunto de dados é aquele valor que divide a distribuição ao meio, sendo que metade das observações fica dentro ou abaixo do valor mediano e a outra metade fica dentro ou acima do valor mediano. - Essa afirmativa está correta. A mediana é de fato o valor que divide a distribuição ao meio. III. Quando o conjunto de dados apresenta valores extremos que podem afetar o cálculo da média, é indicada a utilização da mediana. - Essa afirmativa está correta. A mediana é mais indicada quando há valores extremos que podem distorcer a média. IV. A moda é uma medida de tendência central que pode ser encontrada uma única vez dentro de cada conjunto de dados, que recebe o nome de unimodal. - Essa afirmativa está correta. A moda é de fato a medida de tendência central que pode ser encontrada uma única vez em um conjunto de dados, sendo chamada de unimodal. Portanto, a alternativa correta é a letra E) II, III e IV.

0
Dislike2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais