Buscar

Sabemos que os efeitos biológicos das radiações ionizantes podem ser estocá ticos ou determinísticos a principal diferença entre eles é que os efei...

Sabemos que os efeitos biológicos das radiações ionizantes podem ser estocá ticos ou determinísticos a principal diferença entre eles é que os efeitos escolásticos causam a transformação celular enquanto que os determinísticos causam a morte celular. os efeitos biológicos da radiação estão relacionados com a capacidade de ela provocar e ionização da matéria com a qual interag, isto é com sua capacidade de arrancar elétrons da matéria criando íons considerando as informações apresentadas analise as afirmativas a seguir.

I - a radiação pode provocar basicamente dois tipos de danos ao corpo um deles é a destruição das células com calor e o outro consiste numa ionização e fragmentação das células.

II - as aviações ionizante são aquelas que têm energia suficiente para remover dos átomos, elétrons firmemente dispostos criando então os íons . Tem energias suficiente para danificar o DNA das células causar câncer podem ser classificadas com não evitáveis evitáveis .

III - a radiação do ambiente pela sua elevada energia é capaz de penetrar na matéria, ionizar os átomos romper ligações químicas e causar danos nos tecidos biológicos como a presença de eritema, dermatite lesão vascular e aloprcia, cataratas e ainda alterações níveis de sistemas de hematopoietico, gastrointestinal, etc.

IV - os efeitos de determinísticos são imediatos tais como queimaduras por radiação ou morte de tecido. Os efeitos estocasticos são relacionados a mutação do código genético das células e ao surgimento de câncer ou doenças hereditárias

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Vamos analisar as afirmativas: I - A radiação pode provocar basicamente dois tipos de danos ao corpo, um deles é a destruição das células com calor e o outro consiste numa ionização e fragmentação das células. - Essa afirmativa está incorreta. A radiação pode causar danos por meio da ionização e fragmentação das células, mas não pela destruição das células com calor. II - As radiações ionizantes são aquelas que têm energia suficiente para remover dos átomos elétrons firmemente dispostos, criando íons. Têm energia suficiente para danificar o DNA das células, causar câncer e podem ser classificadas como evitáveis ou não evitáveis. - Essa afirmativa está parcialmente correta. As radiações ionizantes têm energia suficiente para remover elétrons dos átomos, criando íons, e podem danificar o DNA das células, podendo causar câncer. No entanto, a classificação como evitáveis ou não evitáveis não está relacionada à energia das radiações, mas sim à possibilidade de prevenção. III - A radiação do ambiente, pela sua elevada energia, é capaz de penetrar na matéria, ionizar os átomos, romper ligações químicas e causar danos nos tecidos biológicos, como a presença de eritema, dermatite, lesão vascular, alopecia, cataratas e ainda alterações nos níveis de sistemas hematopoiético, gastrointestinal, etc. - Essa afirmativa está correta. A radiação do ambiente, devido à sua elevada energia, pode causar danos nos tecidos biológicos, como os mencionados. IV - Os efeitos determinísticos são imediatos, tais como queimaduras por radiação ou morte de tecido. Os efeitos estocásticos estão relacionados à mutação do código genético das células e ao surgimento de câncer ou doenças hereditárias. - Essa afirmativa está correta. Os efeitos determinísticos são imediatos, como queimaduras por radiação ou morte de tecido, enquanto os efeitos estocásticos estão relacionados à mutação do código genético das células e ao surgimento de câncer ou doenças hereditárias. Portanto, a alternativa correta é a letra "C) Apenas as afirmativas III e IV estão corretas".

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais