Buscar

Psicologia e Direito, apesar de terem um mesmo objeto de interesse, divergem quanto aos métodos de aproximação e compreensão do comportamento human...

Psicologia e Direito, apesar de terem um mesmo objeto de interesse, divergem quanto aos métodos de aproximação e compreensão do comportamento humano (Rovinski, 2007).
Avalie as seguintes afirmativas quanto às diferenças de paradigmas entre estas duas disciplinas.
I. O Direito necessita trabalhar com o conceito de livre arbítrio, enquanto a Psicologia estuda os determinismos da conduta.
II. Juristas necessitam trabalhar com graus de certeza sobre a previsibilidade de conduta que a Psicologia não consegue oferecer.
III. O pluralismo das teorias psicológicas favorece a integração com o Direito, pois possibilita diferentes opções de interpretação da conduta.
IV. Psicologia e Direito diferem em relação a seus propósitos, cabendo ao Direito a proteção da ordem pública.
Assinale a resposta correta:
apenas as afirmacoes I, II e III.
apenas as afirmações I, II e IV.
nenhuma das afirmações está correta.
apenas as afirmações I e II.
todas as afirmações estão corretas.

Essa pergunta também está no material:

AV - Psicologia Judiciária
5 pág.

Psicologia Judiciária Universidade Estácio de Sá - EADUniversidade Estácio de Sá - EAD

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é: "apenas as afirmacoes I, II e IV." Justificativa: I. O Direito necessita trabalhar com o conceito de livre arbítrio, enquanto a Psicologia estuda os determinismos da conduta. Essa afirmação está correta, pois o Direito trabalha com a ideia de que as pessoas têm livre arbítrio para escolher suas ações, enquanto a Psicologia estuda os fatores que influenciam o comportamento humano, incluindo os determinismos da conduta. II. Juristas necessitam trabalhar com graus de certeza sobre a previsibilidade de conduta que a Psicologia não consegue oferecer. Essa afirmação está correta, pois o Direito precisa trabalhar com a previsibilidade do comportamento humano para tomar decisões justas, enquanto a Psicologia não pode oferecer certezas absolutas sobre o comportamento humano. III. O pluralismo das teorias psicológicas favorece a integração com o Direito, pois possibilita diferentes opções de interpretação da conduta. Essa afirmação está incorreta, pois o pluralismo das teorias psicológicas pode dificultar a integração com o Direito, já que pode haver diferentes interpretações sobre o mesmo comportamento humano. IV. Psicologia e Direito diferem em relação a seus propósitos, cabendo ao Direito a proteção da ordem pública. Essa afirmação está correta, pois o Direito tem como objetivo proteger a ordem pública e garantir a justiça, enquanto a Psicologia tem como objetivo compreender o comportamento humano e promover o bem-estar psicológico.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais