Logo Passei Direto
Buscar
De acordo com os estudos realizados acerca da separação de poderes no âmbito municipal, assinale a alternativa correta:
Os municípios com mais de 100 mil habitantes possuem judiciários próprios. Desse modo, nessas localidades, existem três poderes, enquanto nos municípios menores, somente dois, executivo e legislativo.
O prefeito é o responsável pela aplicação e interpretação das leis no âmbito municipal. Essa função tem origem no cargo de juiz de paz, do período colonial.
Como é muito difícil um prefeito não obter maioria na Câmara de Vereadores, alguns cientistas políticos consideram que na prática, não há separação de poderes no âmbito local.
Como é recorrente, a judicialização das eleições municipais, apesar de não existir um poder judiciário municipal, é possível considerar a primeira instância da justiça estadual como uma espécie de poder moderador municipal.
No âmbito municipal, a separação é um pouco diferente, nos municípios brasileiros a divisão de poderes é composta apenas pelo Executivo e pelo Legislativo, enquanto as funções do Judiciário são desempenhadas por órgãos da esfera estadual.
User badge image
Desafios para Aprender

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

A alternativa correta é: "No âmbito municipal, a separação é um pouco diferente, nos municípios brasileiros a divisão de poderes é composta apenas pelo Executivo e pelo Legislativo, enquanto as funções do Judiciário são desempenhadas por órgãos da esfera estadual." Nos municípios com menos de 100 mil habitantes, não há judiciário próprio, e as funções judiciais são exercidas pela justiça estadual.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A alternativa correta é: "Nos municípios brasileiros a divisão de poderes é composta apenas pelo Executivo e pelo Legislativo, enquanto as funções do Judiciário são desempenhadas por órgãos da esfera estadual." Isso significa que, no âmbito municipal, não há um poder judiciário próprio, sendo as funções judiciárias desempenhadas por órgãos da esfera estadual.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Mais conteúdos dessa disciplina