Buscar

Explique quais são as principais funções do Estado, reportando-se à teoria da separação de poderes idealizada por Montesquieu.

Essa pergunta também está no material:

Trabalho de TGE
3 pág.

Teoria Geral do Estado Centro Universitário CariocaCentro Universitário Carioca

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

As principais funções do Estado, de acordo com a teoria da separação de poderes idealizada por Montesquieu, são divididas em três poderes: o Executivo, o Legislativo e o Judiciário. O poder Executivo é responsável pela administração do Estado, pela execução das leis e pela gestão dos recursos públicos. É exercido pelo presidente da República, governadores e prefeitos. O poder Legislativo é responsável pela elaboração das leis e pelo controle das ações do Executivo. É exercido pelo Congresso Nacional, Assembleias Legislativas e Câmaras Municipais. O poder Judiciário é responsável pela aplicação das leis e pela garantia dos direitos individuais e coletivos. É exercido pelos tribunais e juízes. A teoria da separação de poderes tem como objetivo evitar a concentração de poder em uma única pessoa ou instituição, garantindo a liberdade e a democracia.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais