Buscar

04. Com relação ao tecido epitelial, considere as afirmacoes abaixo: (I) O epitélio de revestimento com microvilosidades é comum aos órgãos relacio...

04. Com relação ao tecido epitelial, considere as afirmacoes abaixo:
(I) O epitélio de revestimento com microvilosidades é comum aos órgãos relacionados com a absorção, como o intestino delgado.
(II) As glândulas merócrinas, formadas pelo epitélio glandular, são aquelas que apresentam um ciclo secretor completo, ou seja: elaboram, armazenam e eliminam apenas a secreção.
(III) O epitélio estratificado queratinizado apresenta uma única camada de células e recobre a superfície corporal dos mamíferos.
(IV) As células epiteliais recebem a sua nutrição a partir do tecido conjuntivo subjacente, uma vez que o tecido epitelial é avascular. (V)Denominamos glândulas endócrinas, aquelas que lançam parte de seus produtos de secreção na corrente sanguínea e parte em cavidades ou na superfície do corpo.
a) se todas forem corretas
b) se todas forem incorretas
c) se I, II e III forem corretas
d) se I, IV e V forem corretas
e) se I, II e IV forem corretas

Essa pergunta também está no material:

TECIDO EPITELIAL- Histologia animal
2 pág.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra "c) se I, II e III forem corretas". Justificativa: I. O epitélio de revestimento com microvilosidades é comum aos órgãos relacionados com a absorção, como o intestino delgado. Essa afirmação está correta, pois as microvilosidades aumentam a superfície de absorção do epitélio. II. As glândulas merócrinas, formadas pelo epitélio glandular, são aquelas que apresentam um ciclo secretor completo, ou seja: elaboram, armazenam e eliminam apenas a secreção. Essa afirmação está incorreta, pois as glândulas merócrinas eliminam apenas a secreção, sem armazená-la. III. O epitélio estratificado queratinizado apresenta uma única camada de células e recobre a superfície corporal dos mamíferos. Essa afirmação está incorreta, pois o epitélio estratificado queratinizado apresenta várias camadas de células. IV. As células epiteliais recebem a sua nutrição a partir do tecido conjuntivo subjacente, uma vez que o tecido epitelial é avascular. Essa afirmação está correta, pois o tecido epitelial não possui vasos sanguíneos e recebe nutrientes do tecido conjuntivo subjacente. V. Denominamos glândulas endócrinas, aquelas que lançam parte de seus produtos de secreção na corrente sanguínea e parte em cavidades ou na superfície do corpo. Essa afirmação está incorreta, pois as glândulas endócrinas lançam seus produtos de secreção apenas na corrente sanguínea.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais