Buscar

1) “Há pelo menos cem mil casas espíritas no Rio. É preciso, porém, não confundir o espiritismo verdadeiro com a exploração com a falsidade, com a ...

1)

“Há pelo menos cem mil casas espíritas no Rio. É preciso, porém, não confundir o espiritismo verdadeiro com a exploração com a falsidade, com a crendice ignorante. O espiritismo data de 1873 entre nós, da criação da “Sociedade de Confuncios”. Talvez de antes; data de umas curiosas sessões, da casa do Dr. Mello Moraes Pae, a bondade personificada, um homem que andava de calções e sapatos com fivelas de prata. Mas, desde esse tempo a religião sofre da incompreensão de quase todos, substitui a feitiçaria e a magia. (...) O Rio está minado de casas espíritas, de pequenas salas misteriosas onde se explora a morte e o desconhecido. (...) O espiritismo difundiu-se na populaça, enraizou-se substituindo o bruxedo e a feitiçaria. Além dos raros grupos, onde se procede, com relativa honestidade, os desbriados e os velhacos são os seus agentes. Os médiuns exploram a credulidade, as sessões mascaram coisas torpes e de cada um desses viveiros de fetichismo a loucura brota e a história surge. Os ingênuos e os sinceros que se julgam com qualidades de mediunidade, acabam presas de patifes com armazéns de cura para a exploração dos crédulos; e a velhacaria e a sem vergonhice encobre as chagas vivas com a capa santa do espiritualismo. (...) toda a nossa religião resume-se nas palavras de cristo a Samaritana: “Deus é espirito e em espirito quer ser adorado”. Essa gente não compreende nada disso, maravilha-se apenas com a parte fenomenal, com canalhice e a magia”.

 

Considerando o contexto acima, avalie as afirmativas a seguir:

 

I. A prática espírita no Brasil, após sua chegada da França no século XIX, foi aglutinando-se com outras formas de práticas chamadas no Rio de Janeiro de Macumba.

II. O Resultado de tal aglutinação foi a sistematização dessas crenças que passaram a chamar-se de umbanda, que tinha vários templos que realizavam suas práticas de formas diferentes, sob a influência dos ideários de Allan Kardec.

III. Os espíritas cobram suas consultas, misturam várias formas de crenças, possuem pessoas que assumem as celebrações, possuem altares e tende a não aceitar outras práticas religiosas.

IV. O Espiritismo é baseado em fatos maravilhosos, milagres e coisas sobrenaturais. Para seus adeptos os mistérios e segredos trazem um gosto especial a sua crença. Pois as coisas divinas são misteriosas.

A partir do exposto acima, assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas:

  • a)
  • Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
  • b)
  • Apenas as afirmativas I e IV estão corretas.
  • c)
  • Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.
  • d)
  • Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas.
  • e)
  • Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas.


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é: "Apenas as afirmativas I e II estão corretas."

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais