Buscar

2) "Lideranças de terreiros de Águas Lindas de Goiás, Girassol e Edilândia, todas em Goiás, denunciam ações truculentas de militares em ao menos 10...

2)

"Lideranças de terreiros de Águas Lindas de Goiás, Girassol e Edilândia, todas em Goiás, denunciam ações truculentas de militares em ao menos 10 templos desde que Lázaro Barbosa, 32 anos, começou a ser procurado na região. Em Águas Lindas, distante cerca de 50km de Brasília, o pai de Santo André Vicente de Souza, 81 anos, registrou um boletim de ocorrência na noite de sexta-feira (18/6) após o terreiro dirigido por ele ser alvo de buscas duas vezes em uma semana, segundo ele, de forma abusiva e violenta. (...) Segundo Pai André, os militares que buscam por Lázaro Barbosa, apontado como o autor da chacina de uma família de quatro pessoas, em Ceilândia (DF), estiveram no terreiro pela primeira vez na terça-feira (15/6). (...) Três dias depois, na sexta-feira (18/6), os militares voltaram e, mais uma vez, agiram com violência, enquanto perguntavam sobre o paradeiro de Lázaro. (...) Pai André garante que as imagens de símbolos religiosos divulgadas pela polícia como se fossem da casa de Lázaro, são, na verdade, do terreiro comandado por ele. O religioso denuncia que, além das agressões físicas e verbais, objetos religiosos e portas foram quebradas. (...) Há 11 dias sendo procurado, ele é apontado como principal suspeito do assassinato da família Marques Vidal, em 9 de junho. (...) Tata Ngunzetala, líder afro tradicional do candomblé de Angola denuncia que, desde o início da caçada a Lázaro, diversos terreiros da região onde ele está escondido são invadidos pela polícia. “Só na região de Águas Lindas, Girassol e Edilândia já cadastramos mais de 10 casas que foram abordadas ostensivamente, inclusive com arrombamentos e tentativas de pular o muro”, afirma. (...) Na sexta-feira (18/6), de novo, Mãe Bel teve a casa vistoriada pelos agentes. (...) “Em pleno século 21 e as pessoas ainda desconhecem tanto da nossa religião, é assustador. Eles (os policiais) só não arrombaram as portas porque eu falei que estavam errados e não deixei”, explica. Mãe Bel não registrou boletim de ocorrência. “Eu sei que o boletim não vai resolver nada. Mas na segunda-feira (21/6) queremos fazer uma reunião e conversar sobre isso. É muita desinformação das pessoas e até da polícia, nos ligando a esse Lázaro".

Temos ainda notícias de que o acusado faz parte de uma seita satânica ao usar as imagens da qual Pai André fala.

Sobre o contexto acima, assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas:

  • a)
  • As igrejas cristãs brasileiras, assim como o Estado, são tolerantes com as religiões afro-brasileiras.
  • b)
  • A questão da mediunidade afro-brasileira é valorizada pela sociedade brasileira.
  • c)
  • Vemos sempre a demonização das práticas afro-brasileiras, que não são consideradas nem religião.
  • d)
  • As lideranças neopentecostais são tolerantes, pois o Estado Brasileiro tem agido de forma dura contra a Intolerância Religiosa.
  • e)
  • A Intolerância Religiosa está ligada apenas a questão espiritual e não ao preconceito racial.


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Analisando o contexto apresentado, a alternativa correta é a letra c) "Vemos sempre a demonização das práticas afro-brasileiras, que não são consideradas nem religião." Este trecho reflete a realidade de intolerância e demonização das práticas religiosas afro-brasileiras, que muitas vezes são desconsideradas como religião e sofrem preconceito.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais