Buscar

5) Os orixás do Brasil são divindades que se assemelham aos orixás da África. Eles estão diretamente ligados aos elementos da natureza (água, ar, f...

5)

Os orixás do Brasil são divindades que se assemelham aos orixás da África. Eles estão diretamente ligados aos elementos da natureza (água, ar, fogo e terra) e dominam energias capazes de movimentar o universo e a vida humana. 

Cada um tem personalidades, histórias e desejos. Assim como os homens, são movidos pelos sentimentos de amor, raiva, paixão, ciúmes, inveja, etc. Dentro das tradições são cultuados de formas (saudações, vestimentas, rezas, comidas, entre outros) e dias específicos.

Os orixás são portadores do axé – forças responsáveis pela criação da luz e dos caminhos de energia positiva. Alguns deles nasceram e viveram na terra, como Xangô e Oxóssi, outros apenas participaram da criação.

Quanto aos Deuses e Espíritos do Candomblé, sua cosmologia, rituais e objetos julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas.

(   ) O Aiyê é o local onde se desenvolveu a existência humana e onde os humanos vivem. O Orum é o mundo sobrenatural onde vivem os Orixás, os ancestrais e outras formas espirituais conhecidas por ara orum.

(  ) A feitura possui um período de reclusão de 21 dias e o Bori, todo aprendizado em relação à religião: rezas, cantos, danças, etc. Por fim, acontece o Orô, quando os cabelos são raspados e o iniciando recebe o Oxu, e passa pelo rito do efun em que o corpo é marcado com pintas de giz.

(  ) Cada indivíduo possui seu Inquice, que faz parte de sua vida desde o nascimento, mesmo que não seja iniciado. Os Inquices, em África, são materializados em entalhes na madeira com em os Candomblés de nação angola/congo repetem-se as mesmas formas de representação.

(   ) O patuá é um amuleto usado pelos adeptos do candomblé feito de tecido na cor do Orixá e bordado com o seu nome. Nele é colocado um preparo de ervas e outras substâncias relacionadas às divindades.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

Alternativas:

  • a)
  • V – V – F – V.
  • b)
  • F – V – V – F.
  • c)
  • V – F – V – V.
  • d)
  • F – V – F – V.
  • e)
  • F – V – V – V.


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra C) V – F – V – V.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais