Buscar

Considerando os princípios do Direito Tributário, em específico sobre princípio da liberdade de tráfego de bens e pessoas. Ao preconizado pela Cons...

Considerando os princípios do Direito Tributário, em específico sobre princípio da liberdade de tráfego de bens e pessoas. Ao preconizado pela Constituição Federal a respeito do referido princípio, assinale a alternativa CORRETA:
Está previsto no art. 150, inciso IV da Constituição Federal. Seu propósito é que a carga tributária exigida seja aceitável, que não se torne tão excessiva a ponto de inviabilizar as bases econômicas eleitas para tributação.
A Busca exigir do contribuinte com maior condição econômica a maior carga tributária e, em contrapartida, exigir menor carga tributária daquele contribuinte com menor capacidade econômica. Exemplo prático desse princípio ocorre com o Imposto de Renda Pessoa Física, que é tributado de forma progressiva, ou seja, aquele que ganha mais paga mais.
B Está previsto no art. 150, inciso IV da Constituição Federal. Seu propósito é que a carga tributária exigida seja aceitável, que não se torne tão excessiva a ponto de inviabilizar as bases econômicas eleitas para tributação.
C Como materialização desse princípio pode-se citar a cláusula pecunia non olet. Em termos literais, o termo significa o dinheiro não tem cheiro. Isso significa que não importa a origem do fato passível de tributação, seja de origem lícita ou ilícita.
D Esse postulado decorre do princípio universal de liberdade, está previsto no art. 150, V da Constituição Federal. A ideia basilar deste princípio é de que o ente federado não se pode valer da apreensão de bens ou até mesmo de pessoas como forma de coagi-lo a cobrar tributos.

Essa pergunta também está no material:

Avaliação II - Individual
4 pág.

Direito Tributario e Empresarial Centro Universitário Unicentro AgesCentro Universitário Unicentro Ages

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra A: "Está previsto no art. 150, inciso IV da Constituição Federal. Seu propósito é que a carga tributária exigida seja aceitável, que não se torne tão excessiva a ponto de inviabilizar as bases econômicas eleitas para tributação." O princípio da liberdade de tráfego de bens e pessoas está previsto no art. 150, inciso V da Constituição Federal, e não tem relação com a carga tributária exigida ser aceitável. O princípio da capacidade contributiva, mencionado na alternativa B, é outro princípio do Direito Tributário que busca exigir do contribuinte com maior condição econômica a maior carga tributária e, em contrapartida, exigir menor carga tributária daquele contribuinte com menor capacidade econômica.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais