Buscar

Tendo em vista que aspectos relacionados à biossegurança nos locais de trabalho envolvem a utilização das medidas de precauções padrão, destaca-se ...

Tendo em vista que aspectos relacionados à biossegurança nos locais de trabalho envolvem a utilização das medidas de precauções padrão, destaca-se o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), que são dispositivos de proteção física recomendados para evitar a contaminação dos indivíduos com sangue e outros fluidos corporais.

Fonte: adaptado de: BERTELLI C.; MARTINS, B. R. M.; REUTER, C. P.; KRUG, S. B. F. Acidentes com material biológico: fatores associados ao não uso de equipamentos de proteção individual no Sul do Brasil. Ciência & Saúde Coletiva, v. 28, n. 3, p. 789-801, 2023.


Sobre os equipamentos de proteção individual e a indicação de uso, avalie as afirmações a seguir.


I. Jalecos/capotes: Uso obrigatório e restrito ao local de trabalho para todos profissionais que atuam nos ambientes em que ocorra a manipulação de microrganismos patogênicos, manejo de animais, lavagem de material, esterilização e manipulação de produtos químicos ou fluidos biológicos.

II. Luvas: Devem ser utilizadas em todos os procedimentos (desde a coleta, transporte, manipulação até o descarte das amostras).

III. Máscaras: Protegem os olhos contra impactos, respingos e aerossóis, devendo proporcionar visão transparente, sem distorções e opacidade.

IV. Óculos: Protegem os trabalhadores do contato com material contaminado, como aerossóis ou produtos químicos.

V. Protetores faciais: Protegem a face do trabalhador de substâncias nocivas (poeiras, líquidos e vapores), contra risco de impactos (partículas sólidas, quentes ou frias), como também das radiações (raios infravermelhos, ultravioleta etc.).


É correto o que se afirma em:

Alternativas


Alternativa 1:


II e III, apenas.


Alternativa 2:


III e IV, apenas.


Alternativa 3:


I, II e V, apenas.


Alternativa 4:


II, III e IV, apenas.


Alternativa 5:


I, II, III, IV e V.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Analisando as afirmações sobre os equipamentos de proteção individual e a indicação de uso, a alternativa correta é a 5) I, II, III, IV e V. Essa alternativa abrange todas as afirmações sobre o uso dos equipamentos de proteção individual mencionados.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais