Buscar

Faz parte das Boas Práticas de Laboratório (BPL) a elaboração e a utilização do Procedimento Operacional Padrão (POP), pois viabiliza procedimentos...

Faz parte das Boas Práticas de Laboratório (BPL) a elaboração e a utilização do Procedimento Operacional Padrão (POP), pois viabiliza procedimentos seguros, padronizados, com embasamento em evidências científicas, permitindo a confiabilidade da assistência em saúde. O POP deve ser entendido como uma sistematização dos processos, permitindo à equipe ordenar a execução de determinados procedimentos. Cientistas afirmam que a descrição e a oficialização de técnicas e processos de trabalho têm muitas vantagens, como facilitar a supervisão dos procedimentos e a educação permanente da equipe, configurando-se como uma ferramenta na busca da qualidade assistencial contribuindo para um ambiente de trabalho organizado e com eficiência. 

 

PEREIRA, R. L. et al. Avaliação de procedimentos operacionais padrão implantados em um serviço de saúde. Revista Arq. Ciênc. Saúde. Minas Gerais. v. 4. n. 4. p. 47-51. Out - Dez, 2017 (adaptado). 


Com base nos seus conhecimentos sobre Boas Práticas de Laboratório (BPL) e Procedimento Operacional Padrão (POP), avalie as afirmativas a seguir: 

 

I.  O POP deve ser utilizado como guia na equipe e deve ser seguido por todos os profissionais de saúde.  

II. O POP deve ser escrito de forma clara, explicativa, deve ser atualizado periodicamente e deve estar de acordo com os procedimentos de determinado setor. 

III. O POP aplica os conhecimentos de BPLs porque possuem instruções padronizadas de todas as atividades laboratoriais, com o intuito de promover a segurança, qualidade e minimizar desvios operacionais. 

IV. O POP possui procedimentos detalhados de cada atividade dos setores das atividades em saúde, portanto as validações destes procedimentos que compõe do POP tornam-se desnecessárias na prática em saúde.



​É correto o que se afirma em 

Alternativas


Alternativa 1:


I, apenas.


Alternativa 2:


II e IV, apenas.


Alternativa 3:


III e IV, apenas.


Alternativa 4:


I, II e III, apenas


Alternativa 5:


I, II, III e IV.

💡 2 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Analisando as afirmativas sobre Boas Práticas de Laboratório (BPL) e Procedimento Operacional Padrão (POP), temos: I. O POP deve ser utilizado como guia na equipe e deve ser seguido por todos os profissionais de saúde. Verdadeiro. O POP deve ser seguido por todos os profissionais de saúde. II. O POP deve ser escrito de forma clara, explicativa, deve ser atualizado periodicamente e deve estar de acordo com os procedimentos de determinado setor. Verdadeiro. O POP deve ser claro, explicativo, atualizado e alinhado com os procedimentos do setor. III. O POP aplica os conhecimentos de BPLs porque possuem instruções padronizadas de todas as atividades laboratoriais, com o intuito de promover a segurança, qualidade e minimizar desvios operacionais. Verdadeiro. O POP aplica os conhecimentos de BPLs ao padronizar as atividades laboratoriais para promover segurança e qualidade. IV. O POP possui procedimentos detalhados de cada atividade dos setores das atividades em saúde, portanto as validações destes procedimentos que compõem do POP tornam-se desnecessárias na prática em saúde. Falso. As validações dos procedimentos que compõem o POP são necessárias para garantir a segurança e qualidade das atividades em saúde. Portanto, a alternativa correta é: Alternativa 4: I, II e III, apenas.

0
Dislike0
User badge image

Shirleyromanha Romanha

Alternativa 4

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais