Buscar

Os pais de um adolescente de 16 anos, aprovado em vestibular de Universidade Federal pretendem proporcionar ao filho maior liberdade para a prática...

Os pais de um adolescente de 16 anos, aprovado em vestibular de Universidade Federal pretendem proporcionar ao filho maior liberdade para a prática dos atos da vida civil. Conforme o Código Civil:
a) O adolescente é relativamente incapaz até completar dezoito anos, inexistindo outra possibilidade de adquirir a plena capacidade civil que não a maioridade.
b) A única hipótese presente na lei que permite ao filho emancipação e aquisição da plena capacidade civil será seu eventual casamento.
c) A concessão de emancipação voluntária pelos pais dependerá de autorização judicial, mesmo que não haja qualquer discordância entre eles.
d) Mesmo na hipótese de emancipação o adolescente continuará a ser relativamente incapaz.
e) Os pais poderão conceder ao filho a emancipação voluntária mediante instrumento público, adquirindo este último a plena capacidade civil. (X) GABARITO

Essa pergunta também está no material:

Questionário AVA - Unidade I - Teoria Dir Civil
5 pág.

Direito Civil e Teoria do Estado Faculdade Maurício de Nassau de RecifeFaculdade Maurício de Nassau de Recife

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

De acordo com o enunciado, a alternativa correta é a letra E: "Os pais poderão conceder ao filho a emancipação voluntária mediante instrumento público, adquirindo este último a plena capacidade civil." Isso porque a emancipação voluntária é uma forma de adquirir a plena capacidade civil antes dos 18 anos, e pode ser concedida pelos pais mediante instrumento público, conforme previsto no Código Civil.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais