Buscar

Da Europa, os líderes do movimento republicano trouxeram, segundo Faoro (2009), a ideologia do liberalismo econômico. Esse fato é no mínimo interes...

Da Europa, os líderes do movimento republicano trouxeram, segundo Faoro (2009), a ideologia do liberalismo econômico. Esse fato é no mínimo interessante quando analisamos que essa posição importada do Velho Mundo era antagônica àquela adotada pelo nosso vizinho do norte, os Estados Unidos da América (EUA), que, como nós, eram uma nação nova. Fonte: BRAGA, Bernardo Piccoli Medeiros e SILVA; João Ernani. Uma reflexão introdutória sobre o Brasil e sua formação econômica. Curitiba: Intersaberes, 2016, capítulo 2, adaptado 


Tendo como base a contextualização acima, e os conteúdos da disciplina, examine as assertivas abaixo, e assinale a alternativa que faz uma análise correta.  


 I. A República brasileira nasceu da mesma forma que se deu o processo da independência em 1822. Isto é, sem a participação do povo e por meio da articulação de diferentes grupos influentes, cada qual com motivações claramente distintas para inflexão institucional que propunham.


 II. A República, em seu início, era carente de maturidade ideológica própria. Nesse sentido, os líderes do movimento tentaram preencher o vazio que se fez presente com a partida de Dom Pedro II, adquirindo, por assim dizer, "produtos de prateleira" tidos, por eles, como adequados para a demanda institucional que sentiam nos problemas do país.

A-As duas assertivas estão incorretas.

B-A primeira assertiva está correta e a segunda está incorreta.

C-A primeira assertiva está incorreta e a segunda está correta.

D-As duas assertivas estão corretas, e a segunda contém elementos que complementam a primeira.

E-As duas assertivas estão corretas, porém elas abordam assuntos que são completamente distintos, e não existe nenhuma relação entre elas.

 

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Vamos analisar as assertivas: I. A República brasileira nasceu da mesma forma que se deu o processo da independência em 1822. Isto é, sem a participação do povo e por meio da articulação de diferentes grupos influentes, cada qual com motivações claramente distintas para inflexão institucional que propunham. II. A República, em seu início, era carente de maturidade ideológica própria. Nesse sentido, os líderes do movimento tentaram preencher o vazio que se fez presente com a partida de Dom Pedro II, adquirindo, por assim dizer, "produtos de prateleira" tidos, por eles, como adequados para a demanda institucional que sentiam nos problemas do país. Após analisar as assertivas, a alternativa correta é: D- As duas assertivas estão corretas, e a segunda contém elementos que complementam a primeira.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais