Buscar

De acordo com o texto vigente da Constituição Federal e a jurisprudência do STF sobre os tratados internacionais de direitos humanos e a cláusula d...

De acordo com o texto vigente da Constituição Federal e a jurisprudência do STF sobre os tratados internacionais de direitos humanos e a cláusula de abertura material da Constituição, é correto afirmar:

a. Os tratados internacionais firmados pelo Brasil sobre direitos humanos podem ingressar no ordenamento jurídico brasileiro com hierarquia de emendas constitucionais.
b. Todos os tratados internacionais firmados pelo Brasil ingressam no ordenamento jurídico brasileiro como normas infraconstitucionais.
c. Todos os tratados internacionais firmados pelo Brasil ingressam no ordenamento jurídico brasileiro como normas de hierarquia constitucional.
d. Os tratados internacionais firmados pelo Brasil não podem versar sobre normas constitucionais materialmente fundamentais.
e. O procedimento de aprovação, pelas Casas do Congresso Nacional, dos tratados internacionais sobre direitos humanos é irrelevante para caracterizar sua hierarquia normativa.

Essa pergunta também está no material:

Avaliação 01 - Direito Constitucional - PÓS FAEL
8 pág.

Direito Constitucional I Faculdade Educacional da LapaFaculdade Educacional da Lapa

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

De acordo com o texto vigente da Constituição Federal e a jurisprudência do STF sobre os tratados internacionais de direitos humanos e a cláusula de abertura material da Constituição, a alternativa correta é a letra "a". Os tratados internacionais firmados pelo Brasil sobre direitos humanos podem ingressar no ordenamento jurídico brasileiro com hierarquia de emendas constitucionais. Isso significa que esses tratados possuem força normativa equivalente à das emendas constitucionais, estando acima das leis ordinárias e infraconstitucionais.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais