Buscar

Em relação a fonte de doação encontramos 2 fontes, temos o doador vivo e o doador falecido. Sobre a captação de órgãos nesses doadores, analise as ...

Em relação a fonte de doação encontramos 2 fontes, temos o doador vivo e o doador falecido. Sobre a captação de órgãos nesses doadores, analise as assertivas a seguir:
I. João, carioca de 20 anos, realizou o cadastro de medula óssea no RENOME, no Hemorio e foi contactado para doar a sua medula para um paciente em Manaus, pois o receptor morava lá. No contato telefônico, foi solicitado a realização de vários exames e que João fosse solicitar uma autorização judicial para que a doação acontecesse.
Por que
II. O doador vivo é uma pessoa maior de idade e juridicamente capaz, saudável e que concorde com a doação, desde que não prejudique a sua própria saúde. Podem ser doadores vivos, parentes até o quarto grau e cônjuges podem ser doadores. Não parentes, só com autorização judicial para doação de 1 dos rins, parte do fígado, parte da medula óssea ou parte dos pulmões.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa da I.
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira enquanto a II é falsa.

Essa pergunta também está no material:

2o Ciclo do Simulado AV Ética na Saúde
5 pág.

Ética na Saúde Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A opção correta é: "As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I." A primeira asserção é verdadeira, pois para a doação de medula óssea é necessário realizar exames e obter autorização judicial. Já a segunda asserção também é verdadeira, pois o doador vivo deve ser maior de idade, juridicamente capaz, saudável e concordar com a doação, além de ter parentesco até o quarto grau ou ser cônjuge. No entanto, a segunda asserção não justifica a primeira, pois trata de informações gerais sobre doação de órgãos, enquanto a primeira asserção se refere especificamente à doação de medula óssea por um doador vivo.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais