Buscar

Tempo restante 0:57:48 Questão 1 Ainda não respondidaVale 0,20 ponto(s). Marcar questão Texto da questãoSegundo Karl Marx, “a ideologia é a força d...

Tempo restante 0:57:48

Questão 1

Ainda não respondidaVale 0,20 ponto(s).

Marcar questão

Texto da questão

Segundo Karl Marx, “a ideologia é a força de ideias que buscam garantir o domínio de um grupo sobre o outro”. A ideologia, segundo o pensamento de Marx, acaba por legitimar o poder de um grupo sobre o outro.  

 

Diante do que foi estudado, assinale a alternativa correta:

 

Escolha uma opção:

a.

Ideologia se refere ao pensamento marxista de domínio do Estado como proprietário de todos os bens, algo que ainda permanece nos dias atuais patrocinado pelos partidos de viés de esquerda, mesmo com a derrocada das ideologias comunistas, após a queda do muro de Berlim e da cisão da antiga União Soviética.

 

b.

A ideologia, segundo Marx, surge das classes trabalhadoras ou de seus representantes (como os sindicatos) e buscam fazer ações e mobilizações para desestruturar o Estado.

 

c.

Ideologia, segundo Marx, está ligada à liberdade de pensamento de um grupo social, muito mais relacionada à cultura do que à relação de poder entre os indivíduos.

 

d.

A ideologia é vista por Marx como um conjunto de falsas representações da realidade que servem para legitimar e consolidar o poder das classes dominantes.

 

e.

Marx defendia que ideologia não se confunde com poder, pois o Estado (instituição com mais alto grau de poder) deve estar isento de ideologias de esquerda, o que invariavelmente viria acompanhado de uma onda de apropriação de recursos públicos e desvalorização da classe empresarial.

 

Limpar minha escolha

Questão 2

Ainda não respondidaVale 0,20 ponto(s).

Marcar questão

Texto da questão

Alguns autores identificaram o poder como um fenômeno objetivo, externo, generalizado e irredutível aos indivíduos. Nessa concepção, chamada de objetivista, o poder não está apenas nas relações humanas, mas decorre das estruturas das instituições que organizam as relações e a sociedade humana. 

Analise as afirmações abaixo a respeito da concepção objetivista do poder:

I. Para Foucault, o poder não é um objeto natural, uma coisa, mas sim uma prática social e, como tal, constituída historicamente”.

II. Para Bourdieu, poder seria exclusivamente a capacidade de uma classe impor a sua vontade a outra, que seria antagônica.

III. Hobbes se tornou um autor consagrado justamente por defender o poder do povo sob os desejos de um rei.

É correto apenas o que se afirma em: 

 

Escolha uma opção:

a.

I

b.

II e III

c.

I, II e III

d.

I e III

e.

I e II

Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais