Buscar

“As receitas públicas classificadas como receitas orçamentárias são aqueles ingressos orçamentários pertencentes ao ente público, arrecadados exclu...

“As receitas públicas classificadas como receitas orçamentárias são aqueles ingressos orçamentários pertencentes ao ente público, arrecadados exclusivamente para aplicações em programas e ações governamentais” (LIMA; CASTRO, 2007, p. 54). Receitas públicas, pelo enfoque orçamentário, são disponibilidades de recursos financeiros do exercício orçamentário e cuja finalidade precípua é viabilizar a execução das políticas públicas, a fim de atender às necessidades coletivas e demandas da sociedade. Para fins contábeis, quanto ao impacto na situação líquida patrimonial, a receita pode ser “efetiva” ou “não efetiva”. Sobre o conceito de Receita Orçamentária Efetiva, assinale a alternativa CORRETA:
A - Aquela que, no momento do reconhecimento do débito, aumenta a situação líquida patrimonial da entidade. Constitui fato contábil modificativo diminutivo.
B - Aquela que, no momento do reconhecimento do crédito, aumenta a situação líquida patrimonial da entidade. Constitui fato contábil modificativo aumentativo.
C - Aquela que, no momento do reconhecimento do crédito, diminui a situação líquida patrimonial da entidade. Constitui fato contábil modificativo aumentativo.
D - Aquela que, no momento do reconhecimento do crédito, não aumenta a situação líquida patrimonial da entidade. Constitui fato contábil aumentativo e diminutivo.

Essa pergunta também está no material:

simulado 2
3 pág.

Simulados UNIASSELVI IERGSUNIASSELVI IERGS

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra B - Aquela que, no momento do reconhecimento do crédito, aumenta a situação líquida patrimonial da entidade. Constitui fato contábil modificativo aumentativo. A receita orçamentária efetiva é aquela que, quando reconhecida, aumenta a situação líquida patrimonial da entidade, ou seja, aumenta o patrimônio líquido. Isso ocorre quando há o reconhecimento do crédito, ou seja, quando a receita é arrecadada e registrada contabilmente. As demais alternativas estão incorretas, pois apresentam conceitos diferentes do que é a receita orçamentária efetiva.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais