Buscar

No contexto das unidades de conservação (UCs), o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC) estabelece diferentes categorias de...

No contexto das unidades de conservação (UCs), o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC) estabelece diferentes categorias de UCs, cada uma com objetivos específicos. Com base no que foi estudado no texto, analise as seguintes afirmativas:

I. As reservas biológicas e parques nacionais têm como principal objetivo a preservação de ecossistemas naturais e a realização de pesquisas científicas básicas e aplicadas, implicando um alto grau de proteção, com restrições significativas sobre as atividades humanas nessas áreas.

II. As áreas de proteção Ambiental (APAs) são criadas com o objetivo de proteger integralmente a fauna e a flora, não sendo permitida a presença humana ou qualquer atividade de exploração de recursos naturais.

III. As reservas de desenvolvimento sustentável (RDS) são criadas com o objetivo de conciliar a proteção da biodiversidade com o uso sustentável dos recursos naturais pelas comunidades locais.

IV. Os refúgios de vida silvestre se concentram em proteger hábitats específicos para a sobrevivência de espécies da fauna e da flora, incluindo espécies ameaçadas de extinção.

Alternativas:

a.

Apenas as afirmativas II e IV estão corretas.

b.

Apenas as afirmativas I e III estão corretas.

c.

Apenas as afirmativas III e IV estão corretas.

d.

Apenas as afirmativas I e II estão corretas.

e.

Apenas as afirmativas I e IV estão corretas.

Limpar minha escolha


💡 2 Respostas

User badge image

Renan Barreto

A resposta correta é: Apenas as afirmativas I e III estão corretas.


1
Dislike0
User badge image

Ed Verified user icon

Vamos analisar cada afirmativa: I. As reservas biológicas e parques nacionais têm como principal objetivo a preservação de ecossistemas naturais e a realização de pesquisas científicas básicas e aplicadas, implicando um alto grau de proteção, com restrições significativas sobre as atividades humanas nessas áreas. - Esta afirmativa está correta. Tanto as reservas biológicas quanto os parques nacionais têm como objetivo principal a preservação de ecossistemas naturais e a realização de pesquisas científicas, com restrições significativas sobre as atividades humanas. II. As áreas de proteção Ambiental (APAs) são criadas com o objetivo de proteger integralmente a fauna e a flora, não sendo permitida a presença humana ou qualquer atividade de exploração de recursos naturais. - Esta afirmativa está incorreta. As áreas de proteção ambiental (APAs) permitem a presença humana e atividades de exploração de recursos naturais, desde que de forma sustentável e de acordo com as normas estabelecidas. III. As reservas de desenvolvimento sustentável (RDS) são criadas com o objetivo de conciliar a proteção da biodiversidade com o uso sustentável dos recursos naturais pelas comunidades locais. - Esta afirmativa está correta. As reservas de desenvolvimento sustentável (RDS) têm como objetivo conciliar a proteção da biodiversidade com o uso sustentável dos recursos naturais pelas comunidades locais. IV. Os refúgios de vida silvestre se concentram em proteger hábitats específicos para a sobrevivência de espécies da fauna e da flora, incluindo espécies ameaçadas de extinção. - Esta afirmativa está correta. Os refúgios de vida silvestre têm como objetivo proteger hábitats específicos para a sobrevivência de espécies da fauna e da flora, incluindo espécies ameaçadas de extinção. Portanto, a alternativa correta é: "c. Apenas as afirmativas III e IV estão corretas."

0
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais