Buscar

7. Portugueses, franceses, holandeses e ingleses disputavam o comércio de escravos bantos e sudaneses no Oceano Atlântico. Deste modo, analise as a...

7. Portugueses, franceses, holandeses e ingleses disputavam o comércio de escravos bantos e sudaneses no Oceano Atlântico.
Deste modo, analise as afirmacoes a seguir:
I. Os sudaneses constituem os povos situados nas regiões que hoje vão da Etiópia ao Chade e do sul do Egito a Uganda mais ao norte da Tanzânia.
II. O termo ‘banto’ foi criado em 1800 pelo filólogo alemão Wilhelm Bleek e significa ‘trabalho’, não existindo propriamente uma unidade banto na África.
III. Quanto aos bantos, eram povos da África Meridional, estão representados por povos que falam entre 700 e duas mil línguas e dialetos aparentados, estendendo-se para o sul, logo abaixo dos limites sudaneses, compreendendo as terras que vão do Atlântico ao Índico até o cabo da Boa Esperança.
IV. Brandi (2000) afirma que bantos e sudaneses são definições genéricas e imprecisas, produzidas no contexto da apropriação europeia do continente e dos povos da África.
Assinale a alternativa correta:

a. Apenas II e III estão corretas.
b. Apenas I, III e IV estão corretas. CORRETO

Essa pergunta também está no material:

TECNOLÓGICO EM GESTÃO PÚBLICA - 1224 - FORMAÇÃO SOCIOCULTURAL
7 pág.

Formação Sociocultural e Ética Universidade Norte do ParanáUniversidade Norte do Paraná

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra B: "Apenas I, III e IV estão corretas". A afirmativa I está correta, pois os sudaneses são povos que habitam a região que vai da Etiópia ao Chade e do sul do Egito a Uganda mais ao norte da Tanzânia. A afirmativa II está incorreta, pois o termo "banto" não significa "trabalho", mas sim se refere a um grupo de povos que falam línguas aparentadas e que habitam a África Meridional. A afirmativa III está correta, pois os bantos são povos da África Meridional que falam entre 700 e duas mil línguas e dialetos aparentados, estendendo-se para o sul, logo abaixo dos limites sudaneses, compreendendo as terras que vão do Atlântico ao Índico até o cabo da Boa Esperança. A afirmativa IV está correta, pois bantos e sudaneses são definições genéricas e imprecisas, produzidas no contexto da apropriação europeia do continente e dos povos da África.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais