Buscar

Para nossa época, a cidade é uma realidade que se impõe com toda sua força. Nada pode ser pensado sem a cidade como pano de fundo. ORLANDI, E. P. C...

Para nossa época, a cidade é uma realidade que se impõe com toda sua força. Nada pode ser pensado sem a cidade como pano de fundo. ORLANDI, E. P. Cidade dos sentidos. Campinas: Pontes, 2004. p. 11. I. Em “O sujeito e a história humana” a palavra humana fica no singular e no feminino porque concorda apenas com o substantivo história. II. No enunciado “O corpo social e o corpo urbano formam um só” a palavra só não fica no plural porque não está exercendo papel de adjetivo. III. Em “A cidade introduz a dimensão e a consideração espacial” o adjetivo espacial poderia estar se referindo tanto à dimensão quanto à consideração. IV. O fragmento “Cidade e território são solidários” também ficaria de acordo com a norma culta se escrito na forma: “A cidade e o território é solidária”, porque o adjetivo se referiria apenas à cidade. V. Se no enunciado “Todas as determinações que definem um espaço, um sujeito, uma vida” acrescentássemos ao final a palavra boa ela iria se referir apenas à vida.
I. Em “O sujeito e a história humana” a palavra humana fica no singular e no feminino porque concorda apenas com o substantivo história.
II. No enunciado “O corpo social e o corpo urbano formam um só” a palavra só não fica no plural porque não está exercendo papel de adjetivo.
III. Em “A cidade introduz a dimensão e a consideração espacial” o adjetivo espacial poderia estar se referindo tanto à dimensão quanto à consideração.
IV. O fragmento “Cidade e território são solidários” também ficaria de acordo com a norma culta se escrito na forma: “A cidade e o território é solidária”, porque o adjetivo se referiria apenas à cidade.
V. Se no enunciado “Todas as determinações que definem um espaço, um sujeito, uma vida” acrescentássemos ao final a palavra boa ela iria se referir apenas à vida.
I, II e V.
I, III e V.
II, III e IV.
II, III, IV e V.
I, II e V.
I, II e III.

Essa pergunta também está no material:

COmunicação e Expressão_ Avaliação On-Line 3 (AOL 3) - _
6 pág.

Comunicação e Expressão Universidade Federal Rural de PernambucoUniversidade Federal Rural de Pernambuco

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é: II, III e IV. I. Em “O sujeito e a história humana” a palavra humana fica no singular e no feminino porque concorda apenas com o substantivo história. (Incorreta, pois a palavra "humana" não concorda apenas com o substantivo "história", mas sim com "história humana"). II. No enunciado “O corpo social e o corpo urbano formam um só” a palavra só não fica no plural porque não está exercendo papel de adjetivo. (Correta). III. Em “A cidade introduz a dimensão e a consideração espacial” o adjetivo espacial poderia estar se referindo tanto à dimensão quanto à consideração. (Correta). IV. O fragmento “Cidade e território são solidários” também ficaria de acordo com a norma culta se escrito na forma: “A cidade e o território é solidária”, porque o adjetivo se referiria apenas à cidade. (Correta). V. Se no enunciado “Todas as determinações que definem um espaço, um sujeito, uma vida” acrescentássemos ao final a palavra boa ela iria se referir apenas à vida. (Incorreta, pois a palavra "boa" não se referiria apenas à "vida", mas sim a todas as determinações que definem um espaço, um sujeito e uma vida).

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais