Buscar

(QUESTÃO 03) Uma partícula carregada está situada no centro de uma casca esférica uniformemente carregada. Qual é a força eletrostática a que a par...

(QUESTÃO 03) Uma partícula carregada está situada no centro de uma casca esférica uniformemente carregada. Qual é a força eletrostática a que a partícula está submetida? a) A força eletrostática é zero porque todas as cargas da casca são repelidas ou atraídas pela partícula e, portanto, não exercem força sobre a partícula. b) A força eletrostática é zero porque a soma vetorial das forças que as cargas da casca exercem sobre a partícula é zero. c) A força eletrostática é mínima no centro da casca, mas não é zero. d) A força eletrostática é positiva, se as cargas da partícula e da casca tiverem sinais opostos, e negativa se tiverem o mesmo sinal. e) A força eletrostática é negativa, se as cargas da partícula e da casca tiverem sinais opostos, e positiva se tiverem o mesmo sinal.

a) A força eletrostática é zero porque todas as cargas da casca são repelidas ou atraídas pela partícula e, portanto, não exercem força sobre a partícula.
b) A força eletrostática é zero porque a soma vetorial das forças que as cargas da casca exercem sobre a partícula é zero.
c) A força eletrostática é mínima no centro da casca, mas não é zero.
d) A força eletrostática é positiva, se as cargas da partícula e da casca tiverem sinais opostos, e negativa se tiverem o mesmo sinal.
e) A força eletrostática é negativa, se as cargas da partícula e da casca tiverem sinais opostos, e positiva se tiverem o mesmo sinal.

Essa pergunta também está no material:

Lista UA 1_Cargas Elétricas e Lei de Coulomb
4 pág.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A resposta correta é a alternativa A) A força eletrostática é zero porque todas as cargas da casca são repelidas ou atraídas pela partícula e, portanto, não exercem força sobre a partícula. Isso ocorre porque a distribuição de cargas na casca esférica é uniforme e simétrica em relação ao centro, o que faz com que as forças elétricas exercidas pelas cargas da casca se anulem no centro da esfera.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais