Buscar

Leia o trecho da reportagem a seguir: “Estudo constata impactos em bacias hidrográficas em consequência de mudança de cobertura florestal original”...

Leia o trecho da reportagem a seguir:

“Estudo constata impactos em bacias hidrográficas em consequência de mudança de cobertura florestal original”

23/11/2020

No sul do estado de Minas Gerais (...) uma equipe de cientistas (...) realizou estudos hidrobiogeoquímicos em três microbacias de rios de baixa ordem, os quais são assim caracterizados devido ao fato de que não recebem aporte de qualquer afluente, ou de apenas um afluente. Essas pesquisas avaliaram os fluxos hídricos e a presença de carbono e nutrientes nas águas fluviais dessas microbacias, cujas mudanças no uso da terra apresentam diferentes dinâmicas e características.

(...) A avaliação constatou impactos nas águas fluviais decorrentes da mudança da cobertura florestal original. As pastagens ocasionaram aumento nas concentrações do carbono dissolvido e sedimentos, assim como dos íons maiores (...) 

(...) Em suas concentrações nas águas os íons menores são mais afetados pelas atividades antrópicas relacionadas ao uso da terra (...). Por outro lado, os íons maiores, quando possuem concentrações modificadas na composição química das águas, indicam que as atividades antrópicas em algum grau de intensidade maior, provocou as mudanças na química das águas (...). 

Por sua vez, a agricultura, e em menor escala a silvicultura, promoveram aumento de nutrientes como o nitrogênio(...).

A análise mostrou, portanto, que estão ocorrendo impactos nas águas fluviais decorrentes das mudanças de uso da terra, pela diminuição de área com a cobertura florestal original (...) Observou-se ainda que a agricultura e a silvicultura promoveram aumento das concentrações de nutrientes (íons menores) como nitrogênio e fósforo nessas águas, e que a floresta exerceu papel importante na dinâmica do carbono no material dissolvido presente nesses cursos d’água. 

(...) O estudo ressalta que a floresta ripária se apresentou como fator decisivo para a conservação da qualidade da água fluvial nessas microbacias de cabeceira(...).

Fonte: Estudo constata impactos em bacias hidrográficas em consequência de mudança de cobertura florestal original. Embrapa. 23/11/2020. Disponível em: https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/57552201/estudo-constata-impactos-em-bacias-hidrograficas-em-consequencia-de-mudanca-de-cobertura-florestal-original. Acesso em: 05 abr. 2023. Adaptado.  

 

Considerando o trecho da reportagem, avalie as afirmações abaixo:

I.  A reportagem classifica os canais estudados quanto à sua hierarquia. 

II.  O texto apresenta um erro ao utilizar o termo “água fluvial” para se referir à água dos rios, uma vez que o termo correto a ser utilizado é “água pluvial”.

III.  Apesar dos íons funcionarem como nutrientes para os organismos aquáticos, em elevadas concentrações eles podem prejudicar a qualidade da água do corpo hídrico. 

IV.  O estudo concluiu que as atividades antrópicas contribuíram para a melhora da qualidade das águas da região, uma vez que aumentaram a oferta de nutrientes para os organismos aquáticos. 

É correto o que se afirma apenas em:


Grupo de escolhas da pergunta


  ( )

II, III e IV, apenas.

( )

III, apenas, apenas.

( )

I, II e III, apenas.

( )

I e III.

( )

I, III e IV, apenas.

Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais