Buscar

Conforme estabelece a Norma Operacional Básica de Recursos Humanos do SUAS(NOB-RH), atuam, no CRAS, assistentes sociais, psicólogos e, em alguns ca...

Conforme estabelece a Norma Operacional Básica de Recursos Humanos do SUAS(NOB-RH), atuam, no CRAS, assistentes sociais, psicólogos e, em alguns casos, também outros profissionais (BRASIL,2006). Portanto, o Psicólogo passou a integrar as equipes dos trabalhadores do SUAS e vem contribuindo para que o CRAS cumpra seus objetivos dentro da Política de Assistência Social. Esse local de atuação traz para o psicólogo alguns desafios. Julgue os desafios abaixo relacionados:
I -Apropriar-se dos fundamentos éticos legais, teóricos e metodológicos para o trabalho com e para as famílias, seus membros e indivíduos, considerando sobretudo, as necessidades e possibilidades objetivas e subjetivas existentes no território onde estes atores vivem.
II- Apropriar-se de conhecimentos sobre: indicadores de vulnerabilidade e risco - sócio psicológico; especificidades étnicas e culturais da população brasileira, leitura sócio-psicológica da realidade, como pesquisa-ação-participante; políticas públicas, dentre outras.
III- Orientar-se pelos princípios éticos que devem nortear a intervenção dos profissionais da assistência social, conforme proposto na NOB-RH/SUAS.
IV- Apropriar-se dos marcos legais e normativos operacionais da política pública em geral e, em especial, das políticas da assistência social, dentre outras.
a) Apenas II e III estão corretas.
b) Todas as alternativas estão corretas.
c) Apenas I, II e IV estão corretas.
d) Apenas I, II e III estão corretas.

Essa pergunta também está no material:

33_psiclogo1-1
15 pág.

Concursos Biológicas / SaúdeBiológicas / Saúde

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra d) Apenas I, II e III estão corretas. Os desafios apresentados estão relacionados à atuação do psicólogo no CRAS, conforme estabelecido pela Norma Operacional Básica de Recursos Humanos do SUAS (NOB-RH). O primeiro desafio (I) destaca a importância do psicólogo se apropriar dos fundamentos éticos legais, teóricos e metodológicos para o trabalho com e para as famílias, seus membros e indivíduos, considerando as necessidades e possibilidades objetivas e subjetivas existentes no território onde estes atores vivem. O segundo desafio (II) destaca a importância do psicólogo se apropriar de conhecimentos sobre indicadores de vulnerabilidade e risco sócio-psicológico, especificidades étnicas e culturais da população brasileira, leitura sócio-psicológica da realidade, como pesquisa-ação-participante, políticas públicas, dentre outras. O terceiro desafio (III) destaca a importância do psicólogo orientar-se pelos princípios éticos que devem nortear a intervenção dos profissionais da assistência social, conforme proposto na NOB-RH/SUAS. Já o quarto desafio (IV) não foi mencionado no enunciado.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais