Buscar

É comum no meio cientifico se designar, por princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), as linhas mestras delineadas no texto da const...

É comum no meio cientifico se designar, por princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), as linhas mestras delineadas no texto da constituição federal, como a equidade e a integralidade. Tais princípios e diretrizes foram denotados no interior de um processo de luta travada pelo movimento da Reforma Sanitária. Esse movimento formulou um amplo consenso em torno de princípios básicos que deveriam nortear a atuação do governo na saúde.”

Fonte: MATTOS, R. A. Princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) e a humanização das práticas de saúde. Interface (Botucatu), Botucatu, v. 13, supl. 1, 2009. p. 771-780.

Um dos grandes marcos na história da construção política da saúde pública brasileira foi a criação do SUS em 1988. A partir dessas informações e do conteúdo estudado sobre as políticas de saúde no Brasil, pode-se afirmar que a diretriz do SUS que assegura o acesso à saúde a todos os cidadãos é denominada princípio da:

💡 1 Resposta

User badge image

Josefa Nascimento

Modelo de Dahlgren e Whitehead: influência em camadas. Fonte: Rocha, 2012. Pág. 41 (adaptado).

Estabelecer com exatidão a influência que cada determinante social exerce sob a saúde é extremamente complexo. Com base na observação do modelo explicativo de diferentes camadas de Dahlgren e Whitehead, é correto afirmar que:

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais