Logo Passei Direto
Buscar
Indique a alternativa falsa sobre o gênero textual carta do leitor:
O autor das cartas defende as ideias divulgadas na revista ou no jornal.
A carta do leitor, como o próprio nome expõe, é escrita pelo leitor de uma revista ou jornal.
O autor das cartas defende as ideias divulgadas na revista ou no jornal.
Ao escrever a carta do leitor, o leitor deve defender suas ideias por meio de argumentos.
A carta do leitor pode ser alterada pelo jornalista, conforme necessidade de concisão, objetividade e espaço na página.
Normalmente, as revistas e os jornais de grande circulação têm uma seção exclusiva para a publicação das cartas dos leitores.

Resposta: B
User badge image
Questões Para o Saber

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 5 meses

A alternativa falsa sobre o gênero textual carta do leitor é: "O autor das cartas defende as ideias divulgadas na revista ou no jornal." Na verdade, o autor da carta do leitor pode concordar ou discordar das ideias apresentadas, expressando sua própria opinião. As demais afirmações estão corretas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A alternativa falsa é: "O autor das cartas defende as ideias divulgadas na revista ou no jornal." pois nem sempre o autor das cartas concorda com as ideias divulgadas na revista ou no jornal, podendo inclusive apresentar críticas ou opiniões contrárias.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Para o autor, escrever significa:
I. Empenho que é despendido na construção do texto.
II. Penoso esforço de garimpar a palavra precisa.
III. Tarefa fácil, uma simples questão de inspiração.
Está correto em:
I e II.
I.
II.
III.
I e II.
II e III.

Resposta: D
Comentário: produzir texto, fictício ou não, requer tempo, energia e várias etapas. Não é inspiração, mas transpiração.

Carta do leitor pode ser um gênero textual a ser lido e produzido por alunos do ensino básico. Para tal, o aluno precisa conhecer características que são específicas desse gênero.
I. Circula em jornais e revistas e serve para opinar, agradecer, reclamar, solicitar, elogiar, criticar.
II. É selecionada para publicação pela editoria e pode ser resumida, parafraseada e ter informações suprimidas.
III. O autor da carta do leitor precisa explanar cuidadosa e com muitos detalhes, seja o problema que ele tem ou sua opinião sobre um assunto.
I e II estão corretas.
I está correta.
II estão correta.
III está correta.
I e II estão corretas.
Todas estão corretas.

Resposta: D
Comentário: devido ao fato de a carta do leitor ser resumida ou ter informação suprimida, o autor da carta do leitor precisa ser objetivo e criar um texto curto.

Mais conteúdos dessa disciplina