Buscar

Pimenta Bueno via na cidadania ativa bem mais do que o direito de votar e ser votado. Segundo ele, cidadão político, ou ativo, era aquele que podia...

Pimenta Bueno via na cidadania ativa bem mais do que o direito de votar e ser votado. Segundo ele, cidadão político, ou ativo, era aquele que podia participar do exercício dos três poderes, que podia exercer a imprensa política, formar organizações políticas, dirigir reclamações e petições ao governo (Bueno, 1978:381-481). Entre os direitos de participar do exercício dos três poderes, mencionados por Pimenta Bueno, deve-se salientar, pela novidade que traz para a teoria e a pesquisa da cidadania, o de ser jurado. Nessa perspectiva, analise as proposições abaixo:
I___ De acordo com a Constituição de 1824, o Poder Judiciário era composto, tanto no crime como no cível, pelos juízes e pelos jurados.
II___ Ser jurado significava participar de modo direto do exercício do poder judicial, participação mais frequente e mais intensa, para os sorteados, do que aquela representada pelo exercício do voto.
III___ Não há como comparar o ato rápido de votar com a demorada exposição às leis e aos procedimentos judiciais exigidas pelo exercício da função de jurado.
IV___ No caso do eleitor, o contato com o Estado era mais profundo e pode-se razoavelmente supor que a socialização política dele resultante também fosse mais eficaz.
A. I, III e IV.
B. I, II e III.
C. I, II e IV.
D. II, III e IV.
E. I, II, III e IV.

Essa pergunta também está no material:

AP 1, 2 e 3
18 pág.

Cidadania e Direitos Humanos Centro Universitário UNINTACentro Universitário UNINTA

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra C) I, II e IV. A Constituição de 1824 previa que o Poder Judiciário fosse composto tanto por juízes quanto por jurados, conforme mencionado na proposição I. A proposição II está correta, pois ser jurado significava participar diretamente do exercício do poder judicial, o que era mais frequente e intenso do que o exercício do voto. A proposição III está incorreta, pois não há como comparar o ato rápido de votar com a exposição às leis e aos procedimentos judiciais exigidos pelo exercício da função de jurado. Por fim, a proposição IV está correta, pois o contato do eleitor com o Estado era mais profundo e a socialização política dele resultante também era mais eficaz.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais