Buscar

A demora da legitimação da agenda dos direitos humanos no Brasil, justamente em função de que "[...] temas de direitos humanos suscitavam reações d...

A demora da legitimação da agenda dos direitos humanos no Brasil, justamente em função de que "[...] temas de direitos humanos suscitavam reações depreciativas frequentemente associadas pela opinião pública, à defesa dos direitos de bandidos, à utopia de militantes que imaginavam uma sociedade despida de violência ou ainda à sede de vingança por parte de quem havia sido perseguido durante a ditadura militar" (Adorno, 2010, p. 5). Nesse sentido, analise as proposições abaixo:
I___ O conceito de direitos humanos assumido pelo primeiro Plano Nacional de Direitos Humanos reconhece o papel e a obrigação do Estado como órgão promotor dos direitos humanos, bem como a universalidade e indivisibilidade de tais direitos.
II___ A adoção de um conceito largo de direitos humanos, que engloba direitos civis e políticos, mas, também, econômicos, sociais e culturais - pelo governo brasileiro - reforça perspectivas defendidas por organismos internacionais.
III___ Não houve referência aos direitos à livre orientação sexual e identidades de gênero, tendo sido privilegiada a preocupação com a redução da violência e do crime através de medidas ligadas à segurança pública.
IV___ Destacam-se a transferência de julgamento de crimes dolosos contra a vida cometidos por policiais militares para a justiça comum, a tipificação do crime de tortura, a criminalização do porte ilegal de armas e a criação do Estatuto dos Refugiados.
A. I, II e IV.
B. Todas estão corretas.
C. II, III e IV.
D. I, III e IV.
E. I, II e III.

Essa pergunta também está no material:

AP 1, 2 e 3
18 pág.

Cidadania e Direitos Humanos Centro Universitário UNINTACentro Universitário UNINTA

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra A) I, II e IV. A proposição I está correta, pois o primeiro Plano Nacional de Direitos Humanos reconhece o papel e a obrigação do Estado como órgão promotor dos direitos humanos, bem como a universalidade e indivisibilidade de tais direitos. A proposição II também está correta, pois a adoção de um conceito largo de direitos humanos, que engloba direitos civis e políticos, mas, também, econômicos, sociais e culturais, é uma perspectiva defendida por organismos internacionais e reforçada pelo governo brasileiro. A proposição III está incorreta, pois o primeiro Plano Nacional de Direitos Humanos de 1996 já contemplava a questão da livre orientação sexual e identidades de gênero, além de outras questões relacionadas à diversidade sexual. A proposição IV está correta, pois o primeiro Plano Nacional de Direitos Humanos trouxe medidas importantes para a garantia dos direitos humanos, como a transferência de julgamento de crimes dolosos contra a vida cometidos por policiais militares para a justiça comum, a tipificação do crime de tortura, a criminalização do porte ilegal de armas e a criação do Estatuto dos Refugiados.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais