Buscar

O Sistema Nervoso Periférico (SNP) é subdividido em duas partes. A parte sensorial é responsável pela transmissão de impulsos neuronais, a partir d...

O Sistema Nervoso Periférico (SNP) é subdividido em duas partes. A parte sensorial é responsável pela transmissão de impulsos neuronais, a partir de receptores, para o sistema nervoso central (SNC). As fibras sensoriais que conduzem informações ao SNC são chamadas de fibras aferentes. A outra parte do SNP pode ser subdividida em parte motora somática e autônoma. As fibras nervosas motoras conduzem os impulsos para longe do SNC, sendo denominadas fibras eferentes. De acordo com a assertiva, escolha a alternativa errada.

a) Parte motora somática inerva o músculo e esquelético e a autônoma inerva os órgãos efetores involuntários, como a musculatura lisa, miocárdica e glandular.
b) Dentre os receptores existem os proprioceptores que são receptores de posição, localizados nas cápsulas articulares, ligamentos e músculos.
c) Dois dos receptores articulares e ligamentares são os fusos musculares e os receptores de Golgi.
d) Os reflexos provêem ao corpo um meio rápido, voluntário e consciente de reagir a alguns estímulos. A contração reflexa do músculo esquelético pode ocorrer em resposta a um estímulo sensorial, pois depende da ativação de centros cerebrais superiores.
e) Os quimiorreceptores musculares são receptores sensíveis à alterações do ambiente químico que circunda o músculo e enviam informações de volta ao SNC.

Essa pergunta também está no material:

Questionario Und II
7 pág.

Fisiologia Aplicada A Atividade Motora Universidade PaulistaUniversidade Paulista

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa errada é a letra d) "Os reflexos provêem ao corpo um meio rápido, voluntário e consciente de reagir a alguns estímulos. A contração reflexa do músculo esquelético pode ocorrer em resposta a um estímulo sensorial, pois depende da ativação de centros cerebrais superiores." pois os reflexos são respostas rápidas e involuntárias a estímulos sensoriais, que não dependem da ativação de centros cerebrais superiores, mas sim de arcos reflexos presentes na medula espinhal.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais