Buscar

Construção do diagrama volume-temperatura e seu uso  O conhecimento das propriedades das substâncias na descrição dos aspectos termodinâmicos é fun...

Construção do diagrama volume-temperatura e seu uso

 O conhecimento das propriedades das substâncias na descrição dos aspectos termodinâmicos é fundamental, uma vez que é necessário saber o comportamento delas nas diferentes possibilidades de aplicação na Engenharia.  

A água, substância pura, é muito utilizada em diversos processos industriais e na geração de energia. Sua importância e aplicabilidade industrial são enormes, e as propriedades da água encontram-se descritas nas tabelas termodinâmicas. 

Quando a água em estado de vapor superaquecido entra em uma turbina, geralmente sai no estado de saturação e com determinado título; ou seja, no estado bifásico líquido-vapor  

Em geral, o conhecimento das propriedades das tabelas termodinâmicas para a água e a habilidade para determinar essas propriedades permitem desenvolver uma análise correta.

Você foi contratado para participar do desenvolvimento do projeto de uma turbina a vapor. Ele estabelece que vapor superaquecido entra na turbina a vapor a

4 MPa4 MPa

e com temperatura de

600 °C,600 °C,

e sai com uma pressão de

10 kPa10 kPa

e um título de 89,6%. 

Sua missão no projeto é a construção do diagrama volume-temperatura usando o Excel, a partir dos dados das tabelas termodinâmicas da água, contendo a identificação dos estados de entrada e saída da turbina. 

Procedimentos para elaboração:

Todo o desenvolvimento da atividade deverá ser feito numa planilha Excel.  

  1. Use os dados da tabela termodinâmica da água e construa o diagrama volume-temperatura. Considere na abcissa o volume específico, e na ordenada, a temperatura. O diagrama deverá apresentar a linha de saturação líquida, o ponto crítico e a linha de vapor saturado. 
  2. Usando a tabela termodinâmica d’água, determine o volume específico na entrada da turbina. 
  3. Calcule, na planilha em que está o diagrama, o volume específico da mistura líquido-vapor na saída da turbina, identificando o título, vl e vv. e mostrando o cálculo realizado. 
  4. Identifique e ressalte no diagrama construído o estado do vapor na entrada e saída da turbina.  
  5. Entregue a planilha Excel, no AVA, identificando o arquivo com seu nome e matrícula, para a avaliação do tutor.


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Com base na descrição fornecida, a construção do diagrama volume-temperatura e seu uso são fundamentais para compreender o comportamento termodinâmico da água em diferentes aplicações na Engenharia. A água, como substância pura, é amplamente utilizada na indústria e na geração de energia, e suas propriedades são descritas em tabelas termodinâmicas. No contexto do projeto da turbina a vapor, é necessário construir o diagrama volume-temperatura usando o Excel, com base nos dados das tabelas termodinâmicas da água, e identificar os estados de entrada e saída da turbina. Os procedimentos para elaboração incluem a construção do diagrama, a determinação do volume específico na entrada da turbina, o cálculo do volume específico da mistura líquido-vapor na saída da turbina, a identificação dos estados do vapor na entrada e saída da turbina, e a entrega da planilha Excel para avaliação. Esse conhecimento é crucial para o desenvolvimento de projetos que envolvem o uso de vapor superaquecido, como o caso da turbina a vapor mencionada.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais