Buscar

O sistema nervoso é uma rede complexa que desempenha um papel crucial na regulação e na coordenação das atividades corporais, permitindo ao organis...

O sistema nervoso é uma rede complexa que desempenha um papel crucial na regulação e na coordenação das atividades corporais, permitindo ao organismo responder de maneira adaptativa às incessantes mudanças em seu ambiente externo e interno. Este sistema é responsável por monitorar estímulos variados, processar informações e desencadear respostas apropriadas, garantindo assim a manutenção da homeostase e o funcionamento harmonioso dos diversos órgãos e sistemas do corpo. Para realizar tais funções vitais, o sistema nervoso está anatomicamente dividido em duas componentes principais: o sistema nervoso central (SNC) e o sistema nervoso periférico (SNP). O sistema nervoso central é constituído pelo encéfalo e pela medula espinal. O sistema nervoso periférico consiste em uma vasta rede de nervos que se estendem para fora do SNC, conectando-o aos órgãos, pele e músculos. O SNP é subdividido em sistema nervoso somático, que medeia as ações voluntárias e a percepção sensorial, e o sistema nervoso autônomo, que regula as funções involuntárias dos órgãos internos, como a digestão, a respiração e a regulação da pressão arterial. Com relação ao sistema nervoso, analise as assertivas abaixo: I – O axônio é um prolongamento do corpo celular do neurônio, que conduz informação de um neurônio a outro ou do neurônio para células musculares, órgãos e glândulas. II – A pia-máter é a meninge mais externa, que tem muita resistência, é constituída por tecido conjuntivo denso modelado. III – Os neurônios motores são neurônios que carregam a informação para fora do SNC, até chegar à músculos e glândulas. IV – As sinapses têm a função de transformar um sinal elétrico em um sinal químico, que atuará em outra célula. Dessa forma, existe apenas sinapses químicas que liberam neurotransmissores. V – Os neurônios aferentes, ou sensoriais, recebem a informação do meio ambiente e do meio interno e transmitem para o SNC para serem processadas. Assinale a alternativa correta: Alternativas Alternativa 1: Apenas as alternativas I, III e IV estão corretas. Alternativa 2: Apenas as alternativas II, IV e V estão corretas Alternativa 3: Apenas as alternativas I, II e III estão corretas. Alternativa 4: Apenas as alternativas II, III e IV estão corretas. Alternativa 5: Apenas as alternativas I, III e V estão corretas.

💡 2 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é: Alternativa 5: Apenas as alternativas I, III e V estão corretas.

0
Dislike0
User badge image

Marcos nunes

I – O axônio é um prolongamento do corpo celular do neurônio, que conduz informação de um neurônio a outro ou do neurônio para células musculares, órgãos e glândulas.

III – Os neurônios motores são neurônios que carregam a informação para fora do SNC, até chegar à músculos e glândulas.

V – Os neurônios aferentes, ou sensoriais, recebem a informação do meio ambiente e do meio interno e transmitem para o SNC para serem processadas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais