Buscar

O balanço de massa com reaçãoquímica é a ferramenta empregadapeloengenheiro para estimativa das vazões de reagentes, produtosesubprodutosdeumaplanta?

O balanço de massa com reação química é a ferramenta empregada pelo engenheiro para estimativa das vazões de reagentes, produtos e subprodutos de uma planta industrial, bem como a base ao dimensionamento de reatores químicos. Uma estação de tratamento de efluentes industriais recebe duas correntes: a primeira de água pura e vazão de 4 m3/h; a segunda, contendo 250 ppm de um poluente orgânico e vazão de 2 m3/h. O consumo deste poluente segue uma lei cinética de primeira ordem com constante de velocidade de reação igual a 1,4 h 1. Considerando um volume útil para consumo do poluente de 5 m3, a sua concentração à saída, admitindo somente as duas entradas citadas, será de:

39,0 ppm 38,5 ppm 45,4 ppm 55,5 ppm 25,0 ppm

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Para resolver esse problema, é necessário aplicar o balanço de massa com reação química. A equação que representa a cinética de primeira ordem é dada por: dC/dt = -k*C Onde: C = concentração do poluente orgânico k = constante de velocidade de reação Aplicando o balanço de massa para o poluente orgânico, temos: Entrada = Saída + Consumo Considerando somente as duas entradas citadas, temos: 4*0 + 2*250 = V* C + V* k * C * t Onde: V = volume útil para consumo do poluente t = tempo de reação Substituindo os valores, temos: 2*250 = 5*C + 5*1,4*C*t 500 = 5C + 7Ct Dividindo por 5, temos: 100 = C + 1,4*C*t Isolando C, temos: C = 100 / (1 + 1,4*t) Para encontrar a concentração à saída, basta substituir o valor de t pelo tempo necessário para que a água passe pelo volume útil para consumo do poluente, que é dado por: t = V / Q Onde: Q = vazão total de entrada = 4 + 2 = 6 m³/h Substituindo os valores, temos: t = 5 / 6 = 0,833 h Substituindo t na equação de C, temos: C = 100 / (1 + 1,4*0,833) = 38,5 ppm Portanto, a alternativa correta é a letra B) 38,5 ppm.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais