Buscar

Considere que o comportamento de vendas de dado produto segue um crescimento aproximadamente proporcional/constante ao volume de clientes, em uma l...

Considere que o comportamento de vendas de dado produto segue um crescimento aproximadamente proporcional/constante ao volume de clientes, em uma loja. Em certo dia, notou-se que foram vendidos 145 produtos a 70 clientes. No dia subsequente, notou-se que houve a venda 95 produtos a 40 clientes.


  1. Considerando-se estas informações, teríamos condições de determinar uma função linear que nos auxiliasse na programação de vendas à loja?
  2. Qual seria esta função aproximada, se y=quantidade de produtos e x=quantidade de clientes?
  3. Qual seria a quantidade de produtos esperada à venda (aproximadamente), em um dia em que foram atendidos 61 clientes?


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

1. Sim, podemos determinar uma função linear que nos auxilie na programação de vendas à loja, considerando que o comportamento de vendas do produto segue um crescimento aproximadamente proporcional/constante ao volume de clientes. 2. Para determinar a função linear, podemos utilizar a fórmula da equação da reta: y = mx + b, onde y é a quantidade de produtos vendidos, x é a quantidade de clientes atendidos, m é a inclinação da reta e b é o intercepto no eixo y. Para encontrar a inclinação da reta, podemos utilizar a fórmula: m = (y2 - y1) / (x2 - x1), onde (x1, y1) e (x2, y2) são pontos quaisquer da reta. Assim, temos: m = (95 - 145) / (40 - 70) m = -2 Para encontrar o intercepto no eixo y, podemos utilizar a fórmula: b = y - mx, onde y e x são valores de um ponto qualquer da reta. Assim, escolhendo o ponto (70, 145), temos: b = 145 - (-2) * 70 b = 285 Portanto, a função linear aproximada é: y = -2x + 285. 3. Para encontrar a quantidade de produtos esperada à venda em um dia em que foram atendidos 61 clientes, basta substituir x por 61 na função linear encontrada no item 2: y = -2 * 61 + 285 y = 163 Portanto, a quantidade de produtos esperada à venda (aproximadamente) em um dia em que foram atendidos 61 clientes é de 163 produtos.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais