Buscar

Segundo o art. 178 da Lei 6.404/76: “No balanço, as contas serão classificadas segundo os elementos do patrimônio que registrem, e agrupadas de mod...

Segundo o art. 178 da Lei 6.404/76: “No balanço, as contas serão classificadas segundo os elementos do patrimônio que registrem, e agrupadas de modo a facilitar o conhecimento e a análise da situação financeira da companhia".

Fonte: BRASIL. Lei nº 6.404, de 15 de dezembro de 1976. Dispõe sobre as Sociedades por Ações.

Em relação ao artigo citado, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre ela.

  1. As contas contábeis são estruturadas no plano de contas através de códigos contábeis, esses códigos são um conjunto de algarismos e tem a finalidade de identificar cada conta contábil.

PORQUE

  1. A legislação estabelece que as contas contábeis sejam classificadas em contas patrimoniais e contas de resultados, portanto no momento de elaborar o plano de contas, a empresa deve obedecer a ordem dessa classificação. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

a.As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

b.As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

c.A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

d.A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

e.As asserções I e II são proposições falsas.


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra B: As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I. A primeira asserção está correta, pois as contas contábeis são estruturadas no plano de contas através de códigos contábeis, que são um conjunto de algarismos e tem a finalidade de identificar cada conta contábil. Já a segunda asserção está incorreta, pois a legislação não estabelece que as contas contábeis sejam classificadas em contas patrimoniais e contas de resultados no momento de elaborar o plano de contas. A empresa tem a liberdade de escolher a ordem de classificação das contas contábeis, desde que facilite o conhecimento e a análise da situação financeira da companhia, conforme previsto no art. 178 da Lei 6.404/76.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais