Buscar

Um galpão utilizado para a fabricação de pré-moldados de concreto localizado na Cidade de Porto Alegre/RS tem uma área de contribuição de sua cober...

Um galpão utilizado para a fabricação de pré-moldados de concreto localizado na Cidade de Porto Alegre/RS tem uma área de contribuição de sua cobertura igual a 190m² e tempo de retorno igual a 5 anos, chuva com duração de 5 minutos. 

Levando em conta esses dados, qual a vazão de projeto a ser considerada no dimensionamento do sistema de coleta de águas pluviais para esse galpão?

Questão 3

Escolha uma opção:

a.

Q = 323,56l/min.

b.

Q = 187,24l/min.

c.

Q = 500,50l/min.

d.

Q = 462,33l/min.

e.

Q = 257,45l/min.

💡 2 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Para calcular a vazão de projeto a ser considerada no dimensionamento do sistema de coleta de águas pluviais para o galpão em questão, é necessário utilizar a seguinte fórmula: Q = A x i x C Onde: Q = vazão de projeto (l/min) A = área de contribuição da cobertura (m²) i = intensidade de precipitação pluviométrica (mm/min) C = coeficiente de escoamento Para a cidade de Porto Alegre/RS, a intensidade de precipitação pluviométrica para uma chuva com duração de 5 minutos é de 60 mm/h, ou seja, 1 mm/min. O coeficiente de escoamento pode variar de acordo com o tipo de superfície da cobertura. Para um galpão com cobertura de concreto, pode-se adotar um coeficiente de escoamento de 0,85. Substituindo os valores na fórmula, temos: Q = 190 x 1 x 0,85 Q = 161,5 l/min Portanto, a alternativa correta é a letra E) Q = 257,45 l/min.

0
Dislike1
User badge image

Marcos Nogueira

Q = 462,33l/min. <<<<<< Resposta correta.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais