Buscar

O Welfare State pode ser pensado como a construção institucional utilizada pelos países capitalistas com o objetivo de harmonizar os conflitos entr...

Welfare State pode ser pensado como a construção institucional utilizada pelos países capitalistas com o objetivo de harmonizar os conflitos entre capital e trabalho. Em outras palavras, seria a forma encontrada pelos Estados nacionais de cumprir duas de suas funções fundamentais, a saber: a acumulação de capital e de legitimidade frente aos diferentes grupos sociais (O'CONNOR, 2000). Nesse sentido, as duas décadas que se seguiram ao fim dos conflitos mundiais representariam a superação dos conflitos típicos do capitalismo liberal. Os pilares centrais das políticas relativas ao chamado "Estado de Bem-Estar Social" são, em primeiro lugar, o compromisso formal do aparelho estatal em prover assistência e suporte para os indivíduos que possuem necessidades e riscos sociais típicos de uma sociedade de mercado, ou seja, uma noção de responsabilidade coletiva acerca das questões sociais e a noção da legitimidade das demandas coletivas feitas pelas associações de trabalhadores (OFFE, 2000, p. 67)”.



Com base no conteúdo da disciplina Economia Brasileira, avalie a relação entre políticas públicas de proteção social com a pobreza, a partir dos seguintes enunciados:


I. Programas de transferência de renda, como o Bolsa Família, são exemplos de políticas públicas que têm se mostrado eficazes na redução da pobreza.


II. Os programas de proteção social conquistaram reconhecimento devido às evidências empíricas de seu impacto positivo na economia, nos indicadores socioeconômicos e no desenvolvimento nacional.


III. A maioria dos estudiosos da pobreza concorda que os gastos públicos com proteção social são meramente despesas e não investimentos, com base na afirmação de que esses recursos não têm qualquer impacto na redução da pobreza.


IV. Os programas de proteção social conquistaram amplo reconhecimento por seu papel em estimular o consumo, melhorar o acesso à educação, o desempenho escolar e a qualidade da alimentação e nutrição das famílias mais necessitadas.

Após a análise, assinale a alternativa correta:

A-Apenas a afirmativa I está correta

B-Apenas a afirmativa II está correta

C-Apenas as afirmativas II e IV estão corretas

D-Apenas as afirmativas I e III estão corretas

E-Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra E - Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas. O Bolsa Família é um programa de transferência de renda que tem se mostrado eficaz na redução da pobreza, como afirmado na afirmativa I. A afirmativa II também está correta, pois há evidências empíricas do impacto positivo dos programas de proteção social na economia e nos indicadores socioeconômicos. Já a afirmativa III está incorreta, pois os gastos públicos com proteção social são considerados investimentos, uma vez que podem contribuir para a redução da pobreza e para o desenvolvimento nacional. Por fim, a afirmativa IV também está correta, pois os programas de proteção social podem estimular o consumo, melhorar o acesso à educação, o desempenho escolar e a qualidade da alimentação e nutrição das famílias mais necessitadas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais