Buscar

01. O título da crônica de Rubem Alves é “Sob o feitiço dos livros”. Identifique o que existe na literatura capaz de enfeitiçar os leitores. Justif...

01. O título da crônica de Rubem Alves é “Sob o feitiço dos livros”. Identifique o que existe na literatura capaz de enfeitiçar os leitores. Justifique.

02. Releia o seguinte trecho:

“Essa experiência me fez pensar que deve haver algo errado na afirmação que sempre se repete de que os adolescentes não gostam da leitura. Sei que, como regra, não gostam de ler. O que não é a mesma coisa que não gostar da leitura.”

03. Releia o seguinte trecho, retirado da crônica de Rubem Alves.

“[...] Lembro-me da escola primária que frequentei. Havia uma aula de leitura. Era a aula que mais amávamos. A professora lia para que nós ouvíssemos. Leu todo o Monteiro Lobato. E leu aqueles livros que se liam naqueles tempos: "Heidi", "Poliana", "A Ilha do Tesouro".

  Quando a aula terminava, era a tristeza. Mas o bom mesmo é que não havia provas ou avaliações. Era prazer puro. E estava certo. Porque esse é o objetivo da literatura: prazer. O que os exames vestibulares tentam fazer é transformar a literatura em informações que podem ser armazenadas na cabeça. Mas o lugar da literatura não é a cabeça: é o coração. A literatura é feita com as palavras que desejam morar no corpo. Somente assim ela provoca as transformações alquímicas que deseja realizar. Se não concordam, que leiam João Guimarães Rosa, que dizia que literatura é feitiçaria que se faz com o sangue do coração humano.

Considerando o fragmento, bem como seus conhecimentos acerca da literatura, redija um breve parágrafo apresentando uma possibilidade de interpretação para o período “A literatura é feita com as palavras que desejam morar no corpo.”

04. Releia o último parágrafo da crônica “Sob o feitiço dos livros”.

“E foi em meio a essas meditações que, sem que eu o esperasse, foi-me revelado o segredo da leitura... Mas o espaço acabou... O jeito é deixar para o próximo mês...”

Nesse trecho, Rubem Alves sugere ter descoberto o segredo da leitura, embora não o tenha revelado. Considerando a sua experiência pessoal, e não a do cronista, deduza qual seria esse segredo.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

01. Na crônica "Sob o feitiço dos livros", Rubem Alves identifica que o que existe na literatura capaz de enfeitiçar os leitores é o prazer que a leitura proporciona. Segundo o autor, o objetivo da literatura é proporcionar prazer e não ser transformada em informações que podem ser armazenadas na cabeça. 02. No trecho citado, Rubem Alves afirma que os adolescentes não gostam de ler, mas isso não significa que não gostem da leitura. Ele defende que a leitura pode ser prazerosa e que muitas vezes a falta de interesse dos jovens pela leitura está relacionada à forma como ela é apresentada a eles. 03. O trecho "A literatura é feita com as palavras que desejam morar no corpo" sugere que a literatura tem o poder de provocar transformações alquímicas no leitor, ou seja, de transformar a sua forma de pensar e sentir. As palavras da literatura não são apenas informações que podem ser armazenadas na cabeça, mas sim palavras que desejam habitar o corpo do leitor e provocar mudanças em sua vida. 04. No último parágrafo da crônica, Rubem Alves sugere ter descoberto o segredo da leitura, mas não o revela. Deduz-se que o segredo da leitura é algo pessoal e subjetivo, que cada leitor descobre por si mesmo ao se envolver com a literatura.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais