Buscar

O modelo do Ensino Régio durou no Brasil até o século XIX, permanecendo como marca da educação brasileira durante os anos do regime monárquico. Com...

O modelo do Ensino Régio durou no Brasil até o século XIX, permanecendo como marca da educação brasileira durante os anos do regime monárquico. Com as guerras napoleônicas haverá uma série de acontecimentos que trarão desdobramentos marcantes para Portugal e Espanha e, consequentemente, para o Brasil. Com relação ao período monárquico e à educação no Brasil, podemos afirmar corretamente:

a)A Independência do Brasil seguiu a tradição de outros povos americanos que, ao se libertarem, mantiveram a monarquia e o regime de trabalho escravo.

b) A corte portuguesa transfere-se para o Brasil no início do século XIX iniciando um processo decisivo para o Brasil, com mudanças na política e no status da Colônia, que passa a ser a sede do Império português.

c)As escolas elementares e as secundárias foram integradas aos cursos superiores criados por D. João VI, aumentando o acesso de todos brasileiros à educação.

d)A independência do Brasil alterou as estruturas internas do Brasil, iniciando um processo de independência não só política, mas também econômica, em relação aos centros capitalistas.

e)As mudanças da vinda da família real para o Brasil ocasionaram a estruturação efetiva de um verdadeiro sistema de ensino que passou a valer em todo território nacional.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra b) A corte portuguesa transfere-se para o Brasil no início do século XIX iniciando um processo decisivo para o Brasil, com mudanças na política e no status da Colônia, que passa a ser a sede do Império português. O modelo do Ensino Régio foi implantado no Brasil em 1772, durante o período colonial, e durou até o século XIX, quando o país já era independente e governado pela monarquia. Com a chegada da corte portuguesa ao Brasil em 1808, houve uma série de mudanças políticas, econômicas e sociais que influenciaram a educação no país. Entre elas, destacam-se a criação de escolas superiores, a abertura dos portos às nações amigas e a elevação do Brasil à categoria de Reino Unido a Portugal e Algarves.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais