Buscar

O diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista não é fácil para a maioria dos pais e familiares, é uma situação que desencadeia alterações na vida...

O diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista não é fácil para a maioria dos pais e familiares, é uma situação que desencadeia alterações na vida familiar devido às necessidades de acompanhamento da criança para o seu desenvolvimento. O diagnóstico de uma doença crônica na família, principalmente em crianças, constitui uma situação de impacto. Muitas vezes o momento do diagnóstico é permeado por sensações e sentimentos diversos. Uma criança com TEA exige mudanças em diversos aspectos familiares, como a rotina diária, a readaptação de papéis e efeitos diversos no âmbito financeiro e nas relações familiares. (PINTO, et al. 2016). Nesse sentido, é correto afirmar que:

FONTE: PINTO, R. N. M. et alAutismo infantil: impacto do diagnóstico e repercussões nas relações familiares. Rev Gaúcha Enferm. 2016 set.

a.

A nova realidade, ainda desconhecida, após a criança ter o diagnóstico de TEA coloca a família em uma situação inesperada e totalmente nova, indicando um desafio de ajustes em planos e expectativas quanto ao futuro.

b.

O vínculo entre paciente, família e profissionais de saúde, ou seja, a equipe multidisciplinar, é muito importante no momento da revelação do diagnóstico, porém, no decorrer dos tratamentos realizados, a intervenção precisa acontecer apenas com a criança.

c.

O nascimento de um filho é idealizado pelos pais, que, anseiam a criança perfeita, saudável, vigorosa, esperta, inteligente, cheia de energia. Quando uma criança nasce com alguma inabilidade, os sonhos e fantasias criados pelos pais continuam inabaláveis.

d.

Alguns pais podem ter sentimento de culpa, uma vez que o TEA é genético, esse sentimento acaba levando a família ao isolamento, o que beneficia a criança diagnosticada.

e.

Uma criança diagnosticada com TEA apresenta uma grande exigência de cuidado prolongado e alteração da dinâmica familiar, porém, a maioria das famílias aceitam e lidam muito bem com o diagnóstico, pois há muita informação sobre o TEA atualmente.

Limpar minha escolha


Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais