Buscar

[...] a era digital e as novas tecnologias trouxeram consigo também uma tendência para o desenvolvimento de projetos baseados em transposições esté...

[...] a era digital e as novas tecnologias trouxeram consigo também uma tendência para o desenvolvimento de projetos baseados em transposições estéticas, do passado para o presente, do concreto para o virtual. Uma verdadeira onda de revisitações e resgates históricos se instaura. Linguagens visuais de movimentos das artes gráficas que marcaram época no passado ou linguagens espontâneas encontradas nas ruas são mescladas às linguagens gráficas do presente, sendo utilizadas e reutilizadas, reconstruídas pelos atuais processos criativos digitais.

Esta tendência é também notada na produção tipográfica contemporânea no Brasil. O rico universo popular brasileiro passa por um processo de deslocamento e tradução para a linguagem digital, onde observamos uma tendência ao desenvolvimento de projetos tipográficos com inspiração na linguagem gráfica vernácula.

Considerando as informações apresentadas, analise as afirmações abaixo:

I. Com o advento do pós-modernismo e das novas tecnologias da informação e comunicação (TICs) surgiram novos paradigmas no design, e, uma retomada do experimentalismo que caracterizou os movimentos artísticos de vanguarda do início do século XX, aliado às novas tecnologias digitais disponíveis.

II. Cada vez mais, os designers gráficos se inspiram em elementos da cultura popular como uma forma de resgatar a cultura local das várias regiões e cidades brasileiras.

III. Sendo uma expressão cultural, o design gráfico deve trilhar uma trajetória híbrida, ora dando ênfase a uma linguagem gráfica mais universal, ora mais regional em conjunção com as novas possibilidades tecnológicas.

É correto o que se afirma em:

Grupo de escolhas da pergunta

I, II e III.

I, apenas.

III, apenas.

II e III, apenas.

I e II, apenas.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é "I, II e III". Justificativa: As três afirmações apresentadas no texto são verdadeiras. A afirmação I é verdadeira, pois o pós-modernismo e as novas tecnologias da informação e comunicação (TICs) trouxeram novos paradigmas no design, e uma retomada do experimentalismo que caracterizou os movimentos artísticos de vanguarda do início do século XX, aliado às novas tecnologias digitais disponíveis. A afirmação II também é verdadeira, pois cada vez mais, os designers gráficos se inspiram em elementos da cultura popular como uma forma de resgatar a cultura local das várias regiões e cidades brasileiras. A afirmação III é verdadeira, pois o design gráfico deve trilhar uma trajetória híbrida, ora dando ênfase a uma linguagem gráfica mais universal, ora mais regional em conjunção com as novas possibilidades tecnológicas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais