Buscar

O turismo é uma atividade que resulta do somatório de recursos naturais do meio ambiente, culturais, sociais e econômicos e, assim, o campo de seu ...

O turismo é uma atividade que resulta do somatório de recursos naturais do meio ambiente, culturais, sociais e econômicos e, assim, o campo de seu estudo é abrangente, complexo e multicausal. Para organizar esse imenso complexo de fatores – que são causas e efeitos intervenientes, não se podendo afirmar, com certeza, ante mera especulação simplista, que fatores decidem a atividade turística e que fatores não a determinam –, é preciso dispor de um quadro referencial dinâmico, flexível, adaptável, de fácil leitura e compreensão, que integre toda essa colossal complexidade e a represente por inteiro em suas combinações. Tal instrumento é a Teoria de Sistemas. A partir da Teoria de Sistemas, pode-se desenvolver um estudo circunstanciado sobre o turismo, no sentido de identificar os seus elementos com os respectivos atributos e as relações de causa e efeito, a fim de se delinear, com clareza, a extensão abrangida pelo Sistema de Turismo – Sistur.

Fonte: BENI, M. C. Sistema de Turismo - Sistur Estudo do Turismo face à Moderna Teoria de Sistemas. Revista Turismo em Análise, v. 1, n. 1, 1990. p. 16. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/63854/66610. Acesso em: 9. jul. 2023.

Com relação ao Sistur, analise as afirmativas a seguir:

I. O Conjunto das Relações Ambientais tem como principal elemento o estudo das condições de acessibilidade à área de destinação turística e dos serviços.

II. O Conjunto das Ações Operacionais representa o subsistema do Mercado, compreendendo oferta e demanda e os processos de produção, distribuição e consumo.

III. O Conjunto da Organização Estrutural, dividido em dois âmbitos, tem como principal elemento a organização pública e privada de gestão e controle dos diferentes sistemas de vendas.É correto o que se afirma em:

A) III, apenas.

B) I e II, apenas.

C) I, apenas.

D) II e III, apenas.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra D) II e III, apenas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais