Buscar

Considerando-se a mecânica vascular e a relação ventilação-perfusão, é CORRETO afirmar: A resistência vascular pulmonar é maior que a resistência v...

Considerando-se a mecânica vascular e a relação ventilação-perfusão, é CORRETO afirmar:
A resistência vascular pulmonar é maior que a resistência vascular sistêmica, em função da menor complacência dos vasos pulmonares.
A resistência vascular pulmonar sofre influência pela variação do volume pulmonar, assim como a distribuição do fluxo sanguíneo, de acordo com a posição corporal adotada.
Nas regiões basais, tem-se proporcionalmente maior ventilação em relação aos ápices pulmonares, gerando distúrbios de relação ventilação-perfusão do tipo “espaço morto”.
O gradiente alvéolo-arterial normal é de aproximadamente 30 a 40 mmHg, como consequência do shunt intrapulmonar fisiológico.
(A) A resistência vascular pulmonar é maior que a resistência vascular sistêmica, em função da menor complacência dos vasos pulmonares.
(B) A resistência vascular pulmonar sofre influência pela variação do volume pulmonar, assim como a distribuição do fluxo sanguíneo, de acordo com a posição corporal adotada.
(C) Nas regiões basais, tem-se proporcionalmente maior ventilação em relação aos ápices pulmonares, gerando distúrbios de relação ventilação-perfusão do tipo “espaço morto”.
(D) O gradiente alvéolo-arterial normal é de aproximadamente 30 a 40 mmHg, como consequência do shunt intrapulmonar fisiológico.

Essa pergunta também está no material:

Simulado Funcoes- Gabarito
36 pág.

Funções Biológicas Biológicas / SaúdeBiológicas / Saúde

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra A) A resistência vascular pulmonar é maior que a resistência vascular sistêmica, em função da menor complacência dos vasos pulmonares.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais