Buscar

As pteridófitas, que incluem samambaias, licófitas e cavalinhas, desempenham um papel significativo nos ecossistemas devido às suas características...

As pteridófitas, que incluem samambaias, licófitas e cavalinhas, desempenham um papel significativo nos ecossistemas devido às suas características distintivas e contribuições para o ambiente. Essas plantas desempenham um papel crucial na preservação dos solos, uma vez que suas raízes fibrosas ajudam a evitar a erosão, proporcionando estabilidade a áreas vulneráveis. Além disso, as pteridófitas contribuem para a ciclagem de nutrientes, enriquecendo o solo à medida que suas folhas se decompõem. No ciclo da água, muitas pteridófitas têm a capacidade de absorver e liberar água, influenciando a umidade local. Em termos de biodiversidade, as samambaias e outras pteridófitas servem como habitat para uma variedade de organismos, desde pequenos invertebrados até aves e mamíferos.

EVERT, R.F., EICHHORN, S.E.; Biologia Vegetal. Rio de Janeiro. 8ª edição. 2014.

 

Sobre as plantas vasculares sem semente, é possível compreender que:

 

I. As pteridófitas exibem uma alternância de gerações heteromórficas, na qual o esporófito é maior, complexo e nutricionalmente dependente do gametófito. 

II. Apresentam tecidos vasculares xilema e floema, os quais contribuem para o sucesso destas plantas na sua ocupação do ambiente terrestre. 

III. A água é o veículo importante no processo da fecundação, pois anterozóide necessita de água para chegar até a oosfera no interior do arquegônio essas plantas.

 

É correto o que se afirma em:

Alternativas


Alternativa 1:


III, apenas.


Alternativa 2:


I e II, apenas.


Alternativa 3:


II e III, apenas.


Alternativa 4:


I e III, apenas.


Alternativa 5:


I, II e III.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a número 5: I, II e III. As pteridófitas exibem uma alternância de gerações heteromórficas, apresentam tecidos vasculares xilema e floema, e a água é um veículo importante no processo da fecundação.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais