Buscar

Os glicocorticoides, que regulam o metabolismo e a resistência ao estresse, são o cortisol, a corticosterona e a cortisona. Desses três hormônios s...

Os glicocorticoides, que regulam o metabolismo e a resistência ao estresse, são o cortisol, a corticosterona e a cortisona. Desses três hormônios secretados pela zona fasciculada, o cortisol é o mais abundante, responsável por cerca de 95% da atividade glicocorticoide.

TORTORA, Gerard J. Princípios de anatomia e fisiologia. 14. ed. – Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2019. (Adaptado).



Com base no texto apresentado e considerando os efeitos dos glicocorticoides, avalie as afirmações a seguir.


I. Degradação de proteína. Os glicocorticoides intensificam a taxa de degradação de proteína, principalmente nas fibras musculares e, dessa forma, aumentam a liberação de aminoácidos na corrente sanguínea.


II. Formação de glicose. Ao serem estimulados pelos glicocorticoides, os hepatócitos convertem determinados aminoácidos ou ácido láctico em glicose, que será usada por neurônios e outras células para produzir ATP.


III. Lipólise. Os glicocorticoides estimulam a lipólise, degradação dos triglicerídeos e liberação de ácidos graxos do tecido adiposo para o sangue.


IV. Efeitos anti-inflamatórios. Os glicocorticoides inibem a participação dos leucócitos nas respostas inflamatórias.


V. Depressão das respostas imunes. Doses elevadas de glicocorticoides deprimem as respostas imunes.


É correto apenas o que se afirma em:

AI, II, III e V.BI, II, IV e V.CI, II, III e IV.DII, III, IV e V.EI, II, III, IV e V.


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Analisando as afirmações apresentadas: I. Degradação de proteína. Os glicocorticoides intensificam a taxa de degradação de proteína, principalmente nas fibras musculares e, dessa forma, aumentam a liberação de aminoácidos na corrente sanguínea. - Correto II. Formação de glicose. Ao serem estimulados pelos glicocorticoides, os hepatócitos convertem determinados aminoácidos ou ácido láctico em glicose, que será usada por neurônios e outras células para produzir ATP. - Correto III. Lipólise. Os glicocorticoides estimulam a lipólise, degradação dos triglicerídeos e liberação de ácidos graxos do tecido adiposo para o sangue. - Correto IV. Efeitos anti-inflamatórios. Os glicocorticoides inibem a participação dos leucócitos nas respostas inflamatórias. - Correto V. Depressão das respostas imunes. Doses elevadas de glicocorticoides deprimem as respostas imunes. - Correto Portanto, a resposta correta é a alternativa E) I, II, III, IV e V.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais