Buscar

Milena e Humberto constituíram uma união estável em junho de 2004 e não celebraram contrato regulamentador das relações patrimoniais. Em fevereiro ...

Milena e Humberto constituíram uma união estável em junho de 2004 e não celebraram contrato regulamentador das relações patrimoniais. Em fevereiro de 2005, Milena recebeu R$ 200.000,00 à título de doação de seu tio João. Com os R$ 200.000,00, Milena adquiriu, em setembro de 2005, um imóvel em Boa Viagem. Em 2010, Milena e Humberto se separaram. Humberto procurou um advogado, indagando se tem direito a partilhar o imóvel adquirido por Milena em Boa Viagem, em setembro de 2005. Assinale a alternativa que indica a orientação correta a ser exposta a Humberto.
Humberto não tem direito a partilhar o imóvel adquirido em setembro de 2005, por Milena, na praia de Boa Viagem, porque em virtude da ausência de contrato escrito entre os companheiros, aplica-se às relações patrimoniais entre os mesmos o regime da comunhão parcial de bens, que exclui dos bens comuns entre os consortes aqueles doados e os sub-rogados em seu lugar.
a) Humberto não tem direito a partilhar o imóvel adquirido em setembro de 2005, por Milena, na praia de Boa Viagem, porque em virtude da ausência de contrato escrito entre os companheiros, aplica-se às relações patrimoniais entre os mesmos o regime da comunhão parcial de bens, que exclui dos bens comuns entre os consortes aqueles doados e os sub-rogados em seu lugar.
b) Humberto não tem direito a partilhar o imóvel adquirido em setembro de 2005, por Milena, em Boa Viagem, considerando que, salvo contrato escrito entre os companheiros, aplica-se às relações patrimoniais entre os mesmos o regime da separação total de bens.
c) Humberto tem direito a partilhar o imóvel adquirido em setembro de 2005, por Milena, na praia de Boa Viagem, porque em virtude da ausência de contrato escrito entre os companheiros, aplica-se às relações patrimoniais entre os mesmos o regime da comunhão parcial de bens, que exclui dos bens comuns entre os consortes aqueles doados e os sub-rogados em seu lugar.
d) Por se tratar de bem adquirido a título oneroso na vigência da união estável, Humberto tem direito a partilhar o imóvel adquirido por Milena, em Boa Viagem, em setembro de 2005.
e) Humberto tem direito a partilhar o imóvel adquirido em setembro de 2005, por Milena, na praia de Boa Viagem, porque muito embora o referido bem tenha sido adquirido com o produto de uma doação, não se aplica a sub-rogação de bens na união estável.

Essa pergunta também está no material:

AOL2 Legislação Civil Aplicada III
8 pág.

Gestao de Serviços Juridicos Notorais e de Registr Faculdade Maurício de Nassau de RecifeFaculdade Maurício de Nassau de Recife

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra "d) Por se tratar de bem adquirido a título oneroso na vigência da união estável, Humberto tem direito a partilhar o imóvel adquirido por Milena, em Boa Viagem, em setembro de 2005."

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais